Receitas e dicas de várias formas de fazer uso diário dos alimentos:
LIMÃO: o primeiro da lista pelo seu elevado poder de alcalinizar todos os líquidos corporais, como também de fixar nutrientes importantes como os sais minerais. Ajudar a trazer clareza e lucidez para encontrar as melhores respostas aos desafios da vida. Um grande cúmplice do bom fincionamento do fígado e intestinos, ajuda a eliminar as substâncias densas que enfezam e irritam. Com excelente ação adstringente ajuda a "desencebar" quando ativa a excreção dos excessos de colesterol e triglicérides. Com propriedades digestivas, acelera o metabolismo em até 20% de tudo o que está "indigesto". Bem, 1 limão por dia pode fazer a diferença.
ALFACE: ótima para amenizar a irritação. O talo tem lactucina, substância que funciona como calmante. Além disso, é rica em fosfato. A falta desse elemento no organismo causa depressão, confusão mental e cansaço. Use e abuse, inclusive no preparo de sucos desintoxicantes, nas saladas cruas e nos chás terapêuticos.
COUVES, AGRIÃO e demais folhas verde escuro: ricas em ácido fólico e vitaminas do complexo B, cuidam do cérebro, da memória e do sistema nervoso central. O magnésio contido na clorofila ajuda a ter mais clareza e objetividade sobre as questões que realmente importam.
CENOURA: rica em betacarotenos, substâncias antioxidantes que preservam a saúde de todos os tecidos como os do sistema cardiovascular e da visão. Uma cenoura por dia pode fazer a diferença.
ALHO: reduz a pressão arterial, que pode ir às alturas devido à ansiedade acumulada. Com ação adstringente, também dá uma bela ajuda para baixar colesterol e triglicérides.
BANANA: tão comum em terras brasileiras, diminui a ansiedade e ajuda a garantir um sono tranqüilo. Ela tem esses poderes por ser rica em carboidratos, potássio, magnésio e biotina. A banana também dá o maior pique porque possui vitamina B6, que produz energia. Mas não exagere, porque a banana por contém muita frutose e pode provocar pico glicêmico e até engordar.
UVA: Essa fruta tem boa dose de vitaminas do complexo B, que ajudam no funcionamento do sistema nervoso. A vitamina C e os flavonóides da uva são antioxidantes, que retardam o envelhecimento da pele e ajudam a combater o colesterol. Além disso, é energética. Use também nos sucos desintoxicantes e nas saladas verdes.
JABUTICABA: essa frutinha contém ferro - que combate a anemia - e vitamina C, que aumenta as defesas do organismo. Suas vitaminas do complexo B agem como antidepressivos. Além disso, a jabuticaba é rica em carboidratos, que fornecem energia e, por isso, reanimam. Para que não prenda os intestinos, a cada 10 jabuticabas, mastigue (e ingira) uma com casca e tudo.
LARANJA: rica em vitamina C, cálcio e vitaminas do complexo B, a laranja ajuda no bom funcionamento do sistema nervoso. O cálcio, presente em sua composição, é relaxante muscular e combate o estresse. E essa fruta ainda é energética, hidratante e previne a fadiga. Além dos sucos desintoxicantes, opte também por consumir a laranja em pedaços ou gomos. A laranja é rica em fibras (principalmente a pectina) que são muito benéficas aos intestinos.
SEMENTES DE LINHAÇA, GERGELIM, GIRASSOL e CASTANHA DO PARÁ: principalmente quando pré-hidratadas e germinadas. Ricas em gorduras essenciais, ômega-3, proteínas e sais minerais, devem ser ingeridas (com moderação) para suprir o cérebro das melhores matérias-primas de que ele necessita. Ricas em sais minerais como o selênio tão abundante na castanha do Pará, fortalecem todas as estruturas corporais e protegem as membranas celulares, além de órgãos e vísceras.
LECITINA DE SOJA: funciona como um detergente para limpar o organismo de todas as gorduras em excesso. Rica também em fitosteróis, acetilcolina e vitamina E, proporciona muitos benefícios aos funcionamento do sistema nervoso e do cérebro. Uma colher de chá por dia, batida com um suco desintoxicante é suficiente.
FRUTOS DO MAR: quer dar um chega para lá na tristeza? Consuma (para quem não é vegetariano) até 3 vezes/semana as delícias que vêm do mar. Elas têm zinco e selênio que agem no cérebro, diminuindo o cansaço e a ansiedade. Também são boas fontes de proteína e gordura saudável (ômega 3), essencial para o bom funcionamento do coração. Não exagere pois os frutos do mar também têm colesterol. Ou seja, faz parte do bom humor o bom senso.
OVOS: os nutrientes dos ovos que garantem o bom humor são a tiamina e a niacina (vitaminas o complexo B), ácido fólico e acetilcolina. A carência deles pode causar apatia, ansiedade e até perda de memória. Dois ovos por semana é uma porção razoável.
Os maus hábitos e alimentos
Dê adeus ao nervosismo, ao cansaço e baixo astral. Ao desânimo, à preguiça e adiamento da vida.
Bem, agora os alimentos que detonam a saúde e o bom humor; ao mesmo tempo abrindo as portas para a ansiedade e depressão chegarem e/ou se perpetuarem:
Açúcar refinado e mesmo os demais açúcares quando consumidos em excesso - exige demais do pâncreas quando a glicose explode no sangue e o cérebro fica anestesiado; minutos depois vem a hipoglicemia que gera um estado letárgico e a vitalidade, assim como o sistema imunológico ficam deprimidos.
Álcool - exige muito do fígado e acaba com o sistema nervoso. Dor de cabeça, indisposição, impaciência e intolerância são um local comum de chegada.
Sal - excesso de sal exige muito do coração e dos rins. Troque o excesso de sal por ervas que tornam os pratos muito mais exóticos e saudáveis.
Cafeína - presente no café, nos refrigerantes tipo cola, no chá inglês e no chocolate, dispara a produção de hormônios como a adrenalina, o que aumenta a agitação interna e a ansiedade.
Pular refeições - não é uma boa prática para ninguém, menos ainda para os ansiosos e desvitalizados. O ponto de chegada é a hipoglicemia e o fatídico mau humor. E, quando fôr comer, cego de fome não irá fazer boa seleção dos alimentos.
Fast Food - alimento barato e vazio, pura gordura e carboidratos de péssima qualidade, está provado que causam obesidade, diabetes, ansiedade e depressão.
Jantar de Rei/Rainha - complica o sono, o rejuvenescimento, a recarga energética que todo organismo precisa fazer durante uma boa noite de sono reparador. No outro dia, difícil começar com vitalidade e bom astral.
Cuidados com seus Intestinos
A prisão de ventre ou intestino preso, é um problema bastante freqüente nos dias de hoje. Uma em cada 5 pessoas reclama que não evacua todos os dias, como seria o normal. Essa proporção duplica quando estamos falando somente das mulheres. Isso traz desconforto abdominal, excesso de gases e ressecamento das fezes, o que por sua vez pode gerar problemas no reto, como fissuras, sangramentos e dores para evacuar.
Alimentação inadequada e vida sedentária são os principais complicantes para o aumento desse problema. Aquilo que é mais "fácil" e rápido de ingerir não é, definitivamente, o mais saudável. Sanduíches rápidos, frituras, refrigerantes, biscoitos e açúcar dominam cada vez mais o dia-a-dia do brasileiro. O aumento desse tipo de alimentação rápida é diretamente proporcional ao dos pacientes nos consultórios de doenças gastrintestinais.
O tipo mais freqüente prisão de ventre é a chamada funcional. Outras causas, porém menos freqüentes, são hipotireoidismo, diabetes e uso de alguns medicamentos como analgésicos, antiácidos, antidepressivos e sais de ferro.
Algumas pessoas tentam explicar esse problema como sendo hereditário. Entretanto, quando toda uma família tem dificuldade de funcionamento intestinal, o mais previsível é que todos tenham os mesmos maus hábitos que levam à prisão de ventre.
1. Redução dos estímulos para evacuar
É importante evacuar diariamente pela manhã. A milenar Tradicional Medicina Chinesa (MTC) já considerava isso, antes mesmo do surgimento da civilização ocidental. E por uma simples razão: é pela manhã que o relógio biológico sinaliza com o comando de eliminar excretos. Evacuar logo ao despertar alivia o metabolismo - limpa a área - para a plena captação (em todos os níveis de conscência) de todos registros do dia que se inicia.
Existem 3 reflexos para evacuar e ativar o funcionamento intestinal diário e matinal:
o reflexo ortocólico - quando acordamos e ficamos de pé;
o reflexo gastrocólico - com a chegada do desjejum ao estômago, que se distende e avisa ao intestino ser hora de funcionar; e
o reflexo colocólico - provocado pela entrada do bolo fecal no ceco.
Os reflexos fisiológicos não passam pelo cérebro, porém, conscientemente o reflexo pode ser inibido. Muitas pessoas, apressadas, suprimem essa vontade.
Quando, dia após dia, ano após ano, esses reflexos deixam de ser atendidos por restrição de tempo, eles se tornam quase imperceptíveis. Como reflexos fisiológicos, podem ser desenvolvidos novamente, pois mediante uma reeducação, o organismo pede reconquistar o hábito de evacuar todas as manhãs.
2. Falta água - líquidos - na Alimentação diária
Cerca de 65% do peso de um adulto é água!
Sem água nada funciona bem, especialmente intestinos os rins. Água é alimento, aliás, depois do oxigênio, é o mais essencial dos alimentos. Ela cumpre também uma função importantíssima: a de transportar os nutrientes até às células que deles necessita e, retirar das células todos os seus excretos e subprodutos, encaminhando-os para os cinco sistemas excretores.
3. Vida Sedentária
A atividade física regular e responsável acelera o metabolismo basal, proporcionando um despertar, uma nutrição vital de todos os órgãos e sistemas. O sedentarismo leva à atonia, com enfraquecimento da musculatura abdominal, diminuindo a força para evacuar.
4. Baixo consumo de alimentos integrais e crus
Os alimentos que favorecem o bom funcionamento intestinal são aqueles ricos em fibras, como as verduras (folhas verdes), frutas como o limão, laranja, tangerina, ameixa, figo, abacate, manga, mamão e uva, legumes como o xuxu e o brócolis, além de sementes como a linhaça e o gergelim.
E uma excelente pedida é misturar estes alimentos no preparo de sucos desintoxicantes, tomados idealmente em jejum, imediatamente após seu preparo.
Alguns chás são estimulantes do intestino, procure tomar sòmente quando precisar, o intestino estiver precisando ser estimulado.
O que de fato corrige o funcionamento adequado do intestino é a mudança de hábitos como alimentação natural e desintoxicante, além da atividade física diária. Se a prisão de ventre não melhorar totalmente com essas medidas, não interrompa, pois leva um bom tempo para um organismo por demais debilitado se recuperar. E, importante, consulte um médico.
Num país onde há produção abundante de frutas, verduras, legumes e sementes, tanto sol e clima adequado para uma caminhada, não tem porque existir esta endemia com tantas pessoas com intestino preso e barriga estufada.
Infecção urinária, infecção urinária repetitiva - Infecções repetitivas apontam problema de intestinos e respiratório .
Assim, num primeiro momento é recomendável uma lavagem intestinal (consiga um profissional ou num hospital) e uma alimentação SUPER DESINTOXICANTE. Tipo terapia intensiva: 3 a 5 sucos/dia (podem ser uns 100 ml/suco), sempre contendo germinados de linhaça, girassol, gergelim ou trigo integral germinado, etc. além de folhas verdes escuro, frutas laxantes como o mamão e a manga e o nosso querido limão. Fazer por mínimo 1 mês. Depois, alcançando melhoras, baixar para 3 sucos/dia pelo resto da sua vida.
Fora isso, procure praticar alguma técnica respiratória para melhorar o funcionamento dos pulmões, o que reverberará nos seus intestinos. Tipo aquela técnica de respirar no abdômen. Podes integrar com belas caminhadas 3 vezes/dia.
Constipação, intestino preso, prisão de ventre, intestino seco, problemas de pele
Realmente um intestino cronicamente preso pode causar inúmeros problemas, aliás tudo pode acontecer, pois a carga tóxica acumulada pode ser por demais elevada, até um ponto onde o corpo começa a tentar eliminá-las por qualquer poro, qualquer lugar.
O certo é iniciar pela ida a um médico para avaliar as causas fora da alimentação. Pode ser o formato e comprimento dos intestinos ou até proveniente da desarmonia de outros órgãos, como reza a Medicina Tradicional Oriental.
E, o mais urgente possível, mexer na alimentação para poder reverter este quadro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PÃO DE BATATA DOCE, SEM OVO, SEM LEITE, SEM GLÚTEN, SEM AÇÚCAR E SEM FERMENTO!

JALAPALHO Extrato de Alho com Aguardente Alemã (EXTRATO DE JALAPA)

Uma dica para quem quer um atendimento mais comprometido com saúde e menos comprometido com o lucro