MASSAGEM faz bem ao Ser Integral - corpr/cabeça e além...



O que é Massagem?
A massagem é uma das formas mais antigas no tratamento das doenças humanas. Há séculos que vem sendo referenciada na história, literatura e arte, bem como na medicina.
A prática da massagem teve origem no Médio e Extremo Oriente e remonta de há pelo menos 5.000 anos. Referência especial para a antiga Grécia, onde já se praticava largamente a massagem de foro terapêutico, tratando articulações rígidas ou doridas.
Já no século V, A.C. Hipócrates, “pai da medicina”, escreveu: “Para se gozar de boa saúde, é preciso tomar um banho perfumado e fazer uma massagem com óleos todos os dias”.
Mais recentemente, no início dos anos 70, o terapeuta americano George Downing na sua obra “O Livro da Massagem” referência também a massagem como uma terapia que olha o indivíduo de uma forma holística – considerando simultaneamente a estrutura física, a mental e a emocional.
Uma boa massagem requer o uso de mãos bem treinadas, bem como conhecimento técnico no âmbito de anatomia e fisiologia humana, a fim de se alcançar o efeito pretendido. Escolha bem seu terapeuta!
Causas da tensão psicológica
Estado de tensão psicológica, de tensão emocional ou stress é um estado pelo qual o cérebro diminui a aptidão do sistema imunológico para combater qualquer doença. Muitas pessoas reagem à tensão contraindo os músculos, como por exemplo os dos maxilares, o que esforça a articulação temporomandibular, provocando sérias nevralgias.
Em estado de tensão psicológica são desencadeadas uma diversidade de reacções bioquímicas, tais como: hipertensão arterial, disfunções glandulares, aumento do ritmo cardíaco, alteração da respiração, impotência sexual, etc.
Efeitos da Massagem
O efeito mais generalizado da massagem é efetivamente, descontrair o corpo e a mente, aliviando a tensão. Ao nível psicológico e emocional, o seu efeito calmante e tranquilizante tem ajudado em casos de ansiedade, pois há uma estimulação de endorfinas ( substância química que se estimula o cérebro e produz propriedades tranquilizantes e analgésicas).A palavra endorfina significa morfina endógena, isto é, morfina produzida naturalmente pelo nosso corpo. É uma hormona anti-stress, cuja função é aliviar a dor e a tensão.Infelizmente, as endorfinas não são eternas, pois existem certas enzimas no nosso corpo que se “alimentam” das endorfinas. Portanto, o objectivo da massagem é produzir efeitos terapêuticos nos tecidos nervosos, musculares, no sistema respiratório, na circulação sanguínea e linfática.
Quanto aos benefícios físicos podemos destacar:
♥ favorece a oxigenação de todos os tecidos, provoca uma vasodilatação nos capilares; lubrifica as articulações;

• Estimula o sistema muscular fortalece músculos debilitados, relaxa sobretudo as contracturas e distensões, favorecendo a eliminação de cristais de ácido lácteo e pirúvico dos ligamentos, fascias e tendões;
• Aumenta a tonicidade muscular e capacidade respiratória, prevenindo lesões e dores articulares;
• Ação sobre a circulação sanguínea e linfática: aumenta e melhora o retorno venoso e linfático, tonificando o sistema circulatório e nervoso e principalmente o sistema endócrino; estabilizando os humores e melhorando o ânimo;
• Provoca um relaxamento generalizado nos estados de tensão, insonias, nervosismo geral e ansiedade, criando uma sensação de bem-estar geral e diminuição de stress.
• Aumenta a capacidade de atenção e beneficia a memória;
• Fortalece o Sistema Imunológico.
CLAUDIA BARRA massoterapeuta, terapeuta complementar integrativa
cel: 9.9302-8737 email: caubarra@gmail.com


"Aprender é praticar, praticar é repetir, repetir é ganhar experiência, experiência é crise, crise é prova, prova é fortalecimento, fortalecimento é liberdade, liberdade é criar do nada, criar do nada é transformar. Transformar é caminho e fim ao mesmo tempo."
Rudolf Steiner

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PÃO DE BATATA DOCE, SEM OVO, SEM LEITE, SEM GLÚTEN, SEM AÇÚCAR E SEM FERMENTO!

JALAPALHO Extrato de Alho com Aguardente Alemã (EXTRATO DE JALAPA)

Uma dica para quem quer um atendimento mais comprometido com saúde e menos comprometido com o lucro