PLATÃO X YAMA


Sempre me instigou reflexão uma frase do filósofo Platão que é assim: " O CORPO HUMANO É A CARRUAGEM; EU, O HOMEM QUE A CONDUZ; OS PENSAMENTOS SÃO AS RÉDEAS, OS SENTIMENTOS OS CAVALOS."
Agora, estudando "Yoga para crianças"  (ed. Madras) com Rajiv e Swati Chanchai, me deparo com o conto de Nachiketa e Yama, o Deus da Morte. Convencido do firme desejo de Nachiketa em entender os mistérios da vida e da morte, Yama explica: "A Alma continua a existir, apesar de o corpo morrer e se deteriorar". Yama continuou: " A Alma é como um cavaleiro, e nosso corpo como uma carruagem. Sua inteligência é o condutor e seus pensamentos e sentimentos são as rédeas. Seus cinco sentidos: visão, audição, olfato, paladar e tato, são os cinco cavalos que conduzem a carruagem. O mundo a seu redor  é como o campo no qual os cavalos pastam."


Assim, Yama ensinou a Nachiketa a importância do Yoga.
Ele explicou: Ao praticarmos yoga, podemos ter os sentidos sob contrôle, aprendemos a conhecê-los e controlá-los, da mesma forma que o condutor tem domínio sobre os cavalos ; assim controlando seus sentidos, verá a alma e compreenderá a si próprio.


Portanto, chego a conclusão que Platão teve contato com o conhecimento do Yoga, gostaria de saber como ?! Para mim, linda experiência, imaginar... Engraçado enriquecer um conteúdo profundo desta forma, isso é yoga, observação prática e sabedoria!!! chama a atenção, não é mesmo curioso! Nos dois casos,são cópias literais de referências bibliográficas de meus estudos,  que viagem ... cobrindo tanto tempo, tanto espaço de tempos, eternamente verdadeiro.
BEM !!!!!Simbora a respirar e meditar!!! Encantador!!!


              Yoga   e  me - dita- ação ?!?!?!

Comentários

  1. Amada irmã, linda constatação! Acredito que o verdadeiro conhecimento é assim, os iluminados acessam da mesma fonte, nos mais variados tempos e espaços! Bjs de saudade

    ResponderExcluir
  2. Amada irmã, linda constatação! Acredito que o verdadeiro conhecimento é assim, os iluminados acessam da mesma fonte, nos mais variados tempos e espaços! Bjs de saudade

    ResponderExcluir
  3. Que delícia poder saber que a verdade se faz saber 😑bjoommm😘

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PÃO DE BATATA DOCE, SEM OVO, SEM LEITE, SEM GLÚTEN, SEM AÇÚCAR E SEM FERMENTO!

JALAPALHO Extrato de Alho com Aguardente Alemã (EXTRATO DE JALAPA)

Uma dica para quem quer um atendimento mais comprometido com saúde e menos comprometido com o lucro