O Corpo



Por séculos foi dito ao homem todo o tipo de coisas que negam a vida. Inclusive torturar o seu corpo tem sido uma disciplina espiritual...
Você caminha, você come, você bebe e todas estas coisas indicam que você é um corpo e uma consciência como um todo orgânico. Você não pode torturar o corpo e elevar a consciência. O corpo tem que ser amado – você tem que ser um grande amigo. É a sua casa, você tem que limpá-lo de todo o lixo, e você tem que se lembrar de que ele está a seu serviço continuamente, diariamente. Mesmo quando você está dormindo, seu corpo está continuamente trabalhando em sua digestão, transformando sua comida em sangue, retirando as células mortas do corpo, trazendo novo oxigênio, oxigênio fresco para o corpo – e você está dormindo profundamente!
Ele está fazendo tudo para a sua sobrevivência, para a sua vida, apesar de você ser tão ingrato que nunca nem mesmo agradeceu a seu corpo. Pelo contrário, suas religiões o ensinam a torturá-lo: o corpo é seu inimigo e você tem que se ver livre do corpo, dos seus apegos. Eu também sei que você é mais do que o corpo e não existe necessidade de nenhum apego. O amor e a compaixão são absolutamente necessários para o seu corpo e a sua nutrição. E quanto melhor for o seu corpo, maior a possibilidade de crescer a consciência. É uma unidade orgânica.
Um tipo totalmente nove de educação é necessário no mundo onde fundamentalmente todos são introduzidos no reino do coração – em outras palavras na meditação – onde todo mundo tem que ser preparado para ser compassivo com seu próprio corpo, porque ao menos que você seja compassivo com seu próprio corpo, você não pode ser compassivo com nenhum outro corpo.Ele é um organismo vivo e ele não fez nenhum mal a você. Ele tem estado continuamente em serviço desde que você foi concebido e estará até a sua morte. Ele fará tudo o que você gostaria de fazer, mesmo o impossível e ele não será desobediente com você.
É inconcebível criar tal mecanismo que é tão obediente e tão sábio. Se você se torna consciente de todas as funções do seu corpo, você ficará surpreso. Você nunca pensou o que o seu corpo tem feito. Ele é tão miraculoso, tão misterioso – mas você nunca olhou para dentro dele. Você nunca se preocupou em conhecer o seu próprio corpo e você pretende amar outras pessoas. Você não pode, porque estas outras pessoas também aparecem para você como corpos.
O corpo é o maior mistério em toda a existência. Este mistério precisa ser amado – seus mistérios, seus funcionamentos serem intimamente pesquisados.
As religiões infelizmente foram absolutamente contra o corpo. Mas ele dá uma dica, uma indicação precisa, de que se um homem aprende a sabedoria do corpo e o mistério do corpo, ele nunca irá se preocupar com sacerdotes e Deus. Ele terá encontrado o mais misterioso dentro de si mesmo e dentro do mistério do corpo estará o verdadeiro santuário da sua consciência.
Uma vez que você se torne consciente da sua consciência, de seu ser, não existe Deus acima de você. Somente tal pessoa pode ser respeitosa com os outros seres humanos, outros seres viventes, porque eles todos são misteriosos como ele próprio é... Diferentes expressões, variedades que tornam a vida mais rica. E uma vez que o homem tenha encontrado a consciência dentro de si mesmo, ele encontrou a chave para o supremo. Nenhuma educação que não ensina a amar o corpo não ensina a ser compassivo com o corpo, não ensina como entrar nos seus mistérios, não será capaz de ensiná-lo como entrar em sua própria consciência.
O corpo é a porta – o corpo é o trampolim. E uma educação que não toque o assunto de seu corpo e consciência não é somente absolutamente incompleta, ela é totalmente prejudicial porque ela continuará sendo destrutiva. É somente o florescimento da consciência dentro de você que lhe previne da destruição. E isto lhe dá um tremendo desejo de criar – criar mais beleza no mundo, criar mais conforto no mundo...
O homem precisa de um corpo melhor, de um corpo mais saudável. O homem precisa de um ser mais consciente e alerta. O homem precisa de todo o tipo de confortos e riquezas que a existência está pronta a entregar. A existência está pronta para lhe dar o paraíso aqui e agora, mas você continua adiando – é sempre depois da morte.
No Sri Lanka um grande místico estava morrendo... Ele era venerado por milhares de pessoas. Eles se reuniram a sua volta. Ele abriu os olhos: ele daria apenas mais algumas respirações nesta margem e iria embora, e iria para sempre. Todo mundo estava ansioso para escutar suas últimas palavras. O velho homem disse: “Eu estive ensinando a voces por toda a minha vida a respeito de bem aventurança, êxtase, estar meditativo. Agora eu estou indo para a outra margem – eu não mais estarei disponível. Voces me escutaram, mas voces nunca praticaram o que eu estava lhes dizendo. Voces estavam sempre adiando. Mas agora não existe nenhum ponto em adiar, eu estou indo. Alguém está pronto para ir comigo?”
Houve um grande silêncio. As pessoas olharam umas para as outras pensando que talvez este homem que foi um discípulo por quarenta anos, ele talvez esteja pronto... Mas ele estava olhando para os outros – ninguém estava se levantando. E bem lá de trás um homem levantou a sua mão. O grande místico pensou: “Pelo menos uma pessoa é corajosa o suficiente”
Mas o homem disse: “por favor, deixe-me esclarecer porque eu não me levantei. Eu somente levantei a minha mão. Eu quero saber como atingir a outra margem, porque hoje naturalmente eu não estou pronto. Existem muitas coisas que estão incompletas: um convidado está chegando, meu filho mais jovem está casando e neste dia eu não posso ir – e voce disse que da outra margem voce não pode voltar. Algum dia, um dia certamente, eu irei e encontrarei voce. Se voce puder explicar para nós apenas mais uma vez – apesar de que voce explicou para nós por toda a sua vida – somente mais uma vez como atingir a outra margem? Mas por favor tenha em mente que eu não estou preparado para ir agora. Eu apenas quero refrescar a minha memória assim quando o momento chegar...”
Este momento certo nunca chega. Esta não é apenas uma história sobre aquele pobre homem, é a história de milhões de pessoas, de quase todas. Elas estão todas esperando pelo momento certo, a constelação de estrelas corretas... Elas estão consultando a astrologia indo ao quiromante, pesquisando de diferentes formas o que irá acontecer amanhã. O amanhã não acontece – ele nunca aconteceu. O que acontece é sempre hoje.
Um tipo certo de educação ensinará as pessoas a viverem aqui e agora, a criar o paraíso nesta terra, não esperar pela morte chegar e não ser miserável até a morte acabar com a sua miséria. Deixe a morte encontrá-lo dançando, alegre e amando. É uma experiência estranha que se um dia pode viver sua vida como se ele já estivesse no paraíso, a morte não poderá tirar nada da experiência daquele homem.
Minha abordagem é ensiná-lo de que este é o paraíso, não existe nenhum paraíso em nenhum outro lugar e nenhuma preparação é necessária para ser feliz. Nenhuma disciplina é necessária para ser amoroso; somente um pouco de atenção, somente estar um pouco alerta, somente um pouco de entendimento.
Respeite o seu corpo da mesma forma que voce respeita a sua alma. Seu corpo é tão sagrado quanto a sua alma. Na existência tudo é sagrado porque todas as coisas estão pulsando com a batida do coração do divino...
Voce está se movendo momento a momento, de um estágio de consciência para outro estágio de consciência. O corpo pode estar dormindo profundamente, mas ele também está consciente. Voce sabe que se voce está dormindo e um mosquito começa a perturbá-lo, voce permanece dormindo e sua mão espanta o mosquito... O corpo tem sua própria consciência.
Os cientistas dizem que o corpo tem milhões e milhões de células vivas, cada célula tem sua própria vida. Nós perdemos a capacidade de nos maravilharmos: de outra forma voce iria se maravilhar primeiro com seu próprio corpo, como o corpo transforma o pão em sangue. Nós ainda não fomos capazes de encontrar uma fábrica onde o pão possa ser transformado em sangue. E não somente isto, ele separa aquilo que é necessário e aquilo que não é necessário para o corpo: aquilo que não é necessário é jogado fora e aquilo que é necessário é enviado para diferentes funções.
O corpo continua suprindo diferentes lugares, diferentes partes do seu corpo, qualquer que seja a necessidade. Voce come a mesma comida para todas as suas necessidades; a partir da mesma comida que os ossos são feitos, seu sangue é feito, sua pele é feita, seus olhos são feitos, seu cérebro é feito; e o corpo sabe perfeitamente bem o que é necessário e onde é necessário. O sangue está circulando continuamente, suprindo substâncias químicas adequadas para cada parte.
Não somente isto, o corpo também sabe a prioridade. A primeira prioridade é o seu cérebro – por esta razão, se não tem oxigênio suficiente, primeiro o corpo dará oxigênio ao cérebro. As outras partes são mais resistentes e elas podem esperar um pouco, mas as células do cérebro não são tão resistentes. Se elas não receberem oxigênio por seis minutos elas irão morrer, e uma vez que elas estão mortas elas não podem ser revividas.
É um tremendo trabalho de inteligência estar alerta sobre as diferentes funções. Quando voce tem uma ferida, então o corpo para de suprir certas partes que podem sobreviver, mas primeiro a ferida precisa ser curada. Imediatamente as células brancas do sangue correm em direção da ferida para cobri-la assim ela não fica aberta. E então o lado de dentro, o trabalho, um trabalho muito sutil continua.
A ciência médica sabe que nós ainda não somos tão sábios quanto o corpo é. Os médicos mais proeminentes disseram que nós não podemos curar o corpo; o corpo cura a si mesmo – nós podemos apenas ajudar. No máximo nossos medicamentos podem ser de alguma ajuda, mas a verdadeira cura vem do próprio corpo. É um maravilha como isso está sendo feito. É um trabalho imenso.
Eu fiquei sabendo de um cientista amigo, que trabalha nas funções do corpo, que se nós quiséssemos fazer todas as funções nós iríamos precisar de uma fábrica com quase uma milha quadrada de área, com muitos computadores e mecanismos complicados. Ainda assim, nós não temos certeza de que teremos sucesso – e usas religiões condenam o corpo e dizem que tomar cuidado do corpo não é religioso...
Primeiro, no interior, torne-se um com seu corpo, então torne-se um com toda a existência. No dia que a batida de seu coração estiver em sincronia com a batida do coração do universo voce encontrou a religião – não antes disso.


por OSHO.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PÃO DE BATATA DOCE, SEM OVO, SEM LEITE, SEM GLÚTEN, SEM AÇÚCAR E SEM FERMENTO!

JALAPALHO Extrato de Alho com Aguardente Alemã (EXTRATO DE JALAPA)

Uma dica para quem quer um atendimento mais comprometido com saúde e menos comprometido com o lucro