YUMI COM A CACAU, D.RATA E AMIGOS NO ZEN...PATIA

BRINCAR DE SER FLEXÍVEL PERANTE A VIDA É ESSENCIAL, É YOGA
Posted by PicasaA Yoga pra crianças deve ser praticada em grupos e de forma regular, simples e dinâmica. Seu objetivo principal é trazer equilíbrio físico/emocional, paz mental e felicidade plena.Também deve ser incentivada a prática diária individual, com acompanhamento de material didático correspondente à faixa etária e/ou capacidade de aprendizado (pode ser, tanto um jovem avançado, como um ancião brincalhão e capaz, rsrs). A presença dos pais é esperada e muito bem-vinda. As crianças semeiam em nós essa capacitação corporal esquecida!



Não são bem vindos: competição, preconceitos, dispersão, contorcionismos extremos, fanatismos doutrinários e radicalismos. Busco, de forma bem leve e divertida, com a ajuda de material lúdico e personagens, a introdução de práticas meditativas, de observação e introspecção, de potencialidades físicas e observação espacial e, interação com o outro e com o todo.


Convencido do firme desejo de Nachiketa em entender os mistérios da vida e da morte, Yama explica: "A Alma continua a existir, apesar de o corpo morrer e se deteriorar". Yama continuou: "A Alma é como um cavaleiro e, nosso corpo como uma carruagem. Sua inteligência é o condutor e, seus pensamentos e sentimentos são as rédeas. Seus cinco sentidos: visão, audição, olfato, paladar e tato, são os cinco cavalos que conduzem a carruagem. O mundo a seu redor é como o campo no qual os cavalos pastam."



Assim, Yama ensinou a Nachiketa a importância do Yoga.


Ele explicou: Ao praticarmos yoga, podemos ter os sentidos sob controle, aprendemos a conhecê-los e controlá-los da mesma forma que o condutor tem domínio sobre os cavalos. Assim, controlando seus sentidos, verá a alma e compreenderá a si próprio.






Isso é Yoga:


Observação, prática, respiração, auto-conhecimento, constância, bem-estar!






BEM !!!!!


Simbora respirar e meditar!!!


Encantador!!!






Yoga e me - dita- ação ?!?!?!






"Yoga para crianças" (ed. Madras) com Rajiv e Swati Chanchai, me deparo com o conto de Nachiketa e Yama, o Deus da Morte, transcrevo parte dele que é a descrição mais linda do Yoga, muito esclarecedor, simples e profundamente verdadeiro.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PÃO DE BATATA DOCE, SEM OVO, SEM LEITE, SEM GLÚTEN, SEM AÇÚCAR E SEM FERMENTO!

JALAPALHO Extrato de Alho com Aguardente Alemã (EXTRATO DE JALAPA)

Uma dica para quem quer um atendimento mais comprometido com saúde e menos comprometido com o lucro