TCHAI DA CACAU OU QUENTÃO DO SULTÃO

              O TCHAI é de origem indiana. Pode ser feito de várias formas (ingredientes frescos, secos, triturados no pilão ou em pó); os ingredientes também podem variar, conforme a região, a receita da "família" e preferências de sabores.

Na Índia, onde quer que você vá, encontra chai para vender. Cada pessoa tem uma maneira própria de preparar, variando principalmente na quantidade de especiarias. Mas a base é sempre a mesma: chá preto de boa qualidade, leite de vaca e açúcar.
A variação mais saborosa é o Masala Tchai, que é preparado com especiarias e ainda possui propriedades expectorantes, digestivas e revitalizantes. Masala? O que é isso? É uma mistura de especiarias; a usada para fazer o chai geralmente é composta por cardamomo, cravo, canela, gengibre e pimenta-do-reino.
A receita tradicional se faz com leite de vaca, mas se você por algum motivo não pode beber, substitua por leite de amêndoas. Se está muito agitado mentalmente, ou com insônia, prefira sem o chá preto. Mas se quiser, e puder, experimentar um delicioso tchai, pode seguir a receita abaixo.





Cheio de propriedades curativas, este chá é muito apreciado pelo seu poder  medicinal e carminativo, além de muito aromático e saboroso, é nutritivo, digestivo, dissolve a ama (gordura e toxinas do metabolismo) e fortalece a imunidade.
Cheio de sabedoria milenar e mistérios, repare, tem nos seus ingredientes as várias "fontes" dos elementos,  usando partes distintas das "formas" da Natureza!




Na nossa sabedoria popular, temos o quentão com efeitos e propriedades similares, portanto aí vai o "meu" Quentão do Sultão ou será o Tchai da Cacau ?!?!?


O que importa é que ele te esquente, te cure, te inspire e aqueça o ânimo e o corpo !!!  


Segue a receitinha do Grand Garan Massala Royal da Cacau :




2 pau de canela
8 flores de cravo ou 2 aniz estrelados
1 casca sequinha de  laranja
1 corte de caule de lótus
2 bagas de cumarú 
6 grãos de cardamomo
8 folhas e limão kafir
1 bom pedaço do bulbo do gengibre
2 pedaços de raiz de cúrcuma
1 fruto de pimenta vermelha
1 puhado de sementes de linho 
1 porção de erva mate ou chá preto 


Para adoçar : açúcar mascavo em a gosto, mel, melado de cana, de palma ou calda de agave.




Acrescentar  1 golinho de leite , natas ou creme de leite fresco, servir quente; ou com sumo de limão, podendo também servir a temperatura ambiente ou geladinho (adaptação tropical, tá valendo, tanto faz, contanto que faça !).





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PÃO DE BATATA DOCE, SEM OVO, SEM LEITE, SEM GLÚTEN, SEM AÇÚCAR E SEM FERMENTO!

JALAPALHO Extrato de Alho com Aguardente Alemã (EXTRATO DE JALAPA)

Uma dica para quem quer um atendimento mais comprometido com saúde e menos comprometido com o lucro