Dicionário Funcional/Nutricional parte I




Esse dicionário começou com um trabalho para o Restaurante COMEDORO, um local onde além de comer bem, tem uma diretriz, um foco no eterno aprendizado e ter um olhar mais crítico quando ao que se ingere : comida ou alimento?
Você tem fome de quê? A gente não quer só comida... quero alimento pro corpo e saúde! 
A escolha é sua... o Comedoro serve mais que comida, serve alimento, fresco, escolhido, caprichado... o prazer é na boca e olhos, o benefício em todo o resto. Só falta aderir aos orgânicos, sem venenos(fertilizantes/agrotóxicos) aí sim vai ficar perfeito !
E eu falo que começou, pois aqui, no meu álbum compartilhado, ele fica aberto e continuar a ser "alimentado" com mais ingredientes pra nosso deleite! 

Amora: rica em antioxidantes (antocianina), sais minerais (potássio, cálcio, magnésio, selênio e fósforo) em vitaminas A e B e ácido elágico. Combate afecções da boca (aftas), infecções da garganta, angina, estados febris, reumatismo, gota e artrite. reduzir o risco de doenças do coração.

Morango :  Tem vitamina A,C e quercitinina, minerais: potássio, magnésio, fósforo e ferro, mantém longe o risco de anemias.
 Auxilia a formação de colágeno, contém ácido elágico, impedindo a formação de tumores no aparelho digestivo. Aumenta a produção do hormônio leptina, que estimula o metabolismo , ajuda o emagrecimento e controla os níveis de açúcar no sangue. evita:
- a fragilidade dos ossos;
- má formação dos dentes;
- dá resistência aos tecidos;
- age contra infecções;
- ajuda a cicatrizar ferimentos;
- evita hemorragias.
Quem tem pedras nos rins deve consumir com moderação, possui muito ácido oxalático que piora o problema.
Deixe de molho em água limpa e bicarbonato de sódio por 1 hora, para destruir a ação dos pesticidas.
 Em 100 gr ou 1 dúzia de frutas médias
 Caloria: 40
 Vitamina A : 3 mg
 Vitamina C : 70 mg



Abacaxi: cheio de enzimas e fibras, ajuda a digestão, é rico em frutose e vitamina C. Da sua casca se faz um delicioso chá (Aloá) rico em bromelina, ótimo expectorante.
Magnésio, ótimo para a produção de queratina, que protege a pele, cabelos e unhas, capilares e artérias.
Em 100 gr ou 2 fatias finas
Caloria : 49
Vitamina C: 15,4 mg
 Magnésio : 14 mg
Fibras: 1,20 g


Banana : seu maior benefício são as fibras, o potássio e vitaminas C,A K; ótimo para atletas e pessoas convalescentes, ótimo desinfetante da vias urinárias, combate dor e insônia, protege o pulmão.De origem asiática se espalhou para África e Américas, gosta de clima tropical. É uma das frutas mais apreciadas e consumidas pelo homem em todo planeta!
Em 100 gr de banana ,aproximadamente
Caloria: de 95 a 165,depende do tipo tamanho, etc
Proteínas: 1,30  a  2,40 g
Carboidratos: de 22 a 3 g
Gordura: 0,20 g

 Melão: Tem pirodixina tem função de fazer o organismo fazer melhor aproveitamento dos demais nutrientes, tem vitamina A , B6, betacaroteno, cálcio e queratina. Influi na produção de hormônios de bem estar como a serotonina.
Caloria: 25
Vitamina A: 116 mcg
Vitamina C: 29 mg
Potássio 271 mg
Fibras: 0,23 g



Maracujá:Tem vitaminas do complexo B, A e C, potássio e flavonóides, além de fibras e pectina que protegem  e regulam o funcionamento dos intestinos. É calmante e contra-indicada para quem tem pressão baixa.
Em 100 gr ou 1 maracujá grande
Caloria : 100
Vitamina A: 70 mg
Vitamina C: 30 mg
Cálcio: 13 mg

Maçã: contém flavonóides que combatem com eficácia a asma brônquica e  problemas respiratórios, é tonificante e adstringente. Equivale a 20 copos de suco de laranja, no quesito combate aos radicais livres. Existem mais de 2.000 espécies de  tipos de maçãs!
Em 200 g ou 1 maçã grande
Calorias 130
Carboidratos: 30,40 g
Cálcio: 12 mg

Melancia: 90%  de água é a sua composição. De baixíssimo índice calórico, e muita frutose sacia vontade de doce;  tem vitamina C e licopeno, e carboidratos promotores do bom humor e reguladores do organismo. O potássio regula a pressão arterial e previne câimbras.
Em 100 gr ou 1 fatia pequena
Caloria: 31
Magnésio: 10,6 g
Carboidratos: 7,18 g

Manga: é completíssima! Tem minerais: fósforo, magnésio, potássio, zinco,vitaminas do complexo B, A e C, além de betacaroteno, combate os radicais livres. È originária da Índia e se adaptou muito bem ao nosso clima.
Em 140 g ou 1 fruta média
Caloria: 91
Vitamina A:  294 mg
Vitamina C : 74,20 mg

Mamão: contém frutose, vitaminas A,E,C,licopeno, betacaroteno, super alimento, fortalece o sistema imunológico, protege o sistema nervoso, combate cárie, mal de Parkinson.
 Mamão+ suco de laranja combate o HPV e males da próstata.
Em 150 gr ou meio mamãozinho
Vitamina C 123 mg
Fibras: 2,5 g
Carboidratos: 14,7 g

Limão Tahiti: possui geraniol, inibidores de células defeituosas, antioxidantes e alcalinizantes poderosos como, a luteolina, quercetina, vitamina C e flavonóides. Tem pectina que regula os níveis de insulina.
Quem tem gastrite ou úlcera deve evitar ingerir de estomago vazio, usado desde a higienização dos alimentos até na cosmética, maravilha curativa, versátil e muito presente na culinária como: sucos,  temperos, vinhas d’álho e  também como desodorante, na limpeza de pele, como detergente natural, etc...
 1 unidade pequena ou 40 gr
Caloria : 9,8
Vitamina C: 18,3 mg
Potássio: 48,6 mg



Laranja : de sabor e cheiro deliciosos, possui potássio, vitamina C, fibras e pectina. Previne a absorção dos nitritos(conservantes sintéticos usados na indústria alimentícia, na fabricação de embutidos) impedindo que se transformem em agentes promotores de alteração celular(câncer).
Em 100 gr ou 1 laranja pequena
Caloria: 45,8
Vitamina C: 53,2 mg
Selênio : 1,29 mg

Goiaba : riquíssima em licopeno, mais que o tomate, regula o colesterol pelas fibras solúveis,, proteje o colo do útero de infecções, HPV e papilomavírus.
Em 170 gr ou 1 goiaba média
Caloria: 129,2kl
Vitamina C: 370,60 mg
Vitamina A: 44,20 mg
Cálcio : 37,40 mg
Pêra: Selênio é o campeão, além de magnésio e fósforo, reconstrutores celular, contém fibras e carboidratos de leve digestão, ótimo antes e depois da malhação e nos estados febris.
Em 100 gr ou meia pêra grande
Caloria: 59
Fibras: 2,4 gr
Magnésio: 6 mg
Fósforo: 11 mg
Uva:  A antocinina só é encontrada nas uvas roxas, poderoso antioxidante;  tem minerais importantes: cálcio, ferro, fósforo e magnésio; além de iodo, vital para a tireóide e testículos.
Em 170 g ou 1 cacho pequeno
Caloria: 130
Carboidratos: 28,39 g
Cálcio: 20,40 mg função imunológica e outras.

Kiwi : Campeão em vitamina C, protege o estômago e coração, contém ferro, contém zeaxantina que protege os olhos da degeneração macular; aglutinina, promove a produção de espematózoides, ajudando na fertilidade masculina.
Em 76 g ou 1 unidade
Caloria: 50,92
Vitamina C: 7,45 mg
Carboidratos : 1125g



 Beterraba: rica em açucares, ferro, cálcio, betacaroteno e vitamina A , flavonóides; é laxante e protetora em especial de: fígado, baço e pâncreas, regula a pressão arterial e afina, depura o sangue, dissolve cristais e cálculos de rins, vesícula e artrite; protege pulmões, próstata e tendões. Fortalece a imunidade e aumenta a resistência.
100 g de beterraba cozida tem
Caloria: 50
Proteínas: 3g
Carboidratos: 9g
Gorduras: 0,10g
Batata : Deve ser evitado o consumo das partes esverdeadas e seus brotos(olhinhos), tem concentração de um alcalóide tóxico chamado: solanina; é alcalina, de fácil assimilação, usada em dietas de convalescença, tem minerais, é muito versátil, pode ser consumida, cozida, frita, assada, em caldos e saladas. Até crua em sucos terapêuticos alcalinizantes.
100 g de batata,contém:
Caloria: 78,50
Carboidratos: 18 g
 Proteínas: 1,80g
Gordura: 0,10g
Aspargos: de baixo índice calórico e glicêmico é ótimo para diabéticos; é rico em fibras e minerais, tônico do sistema nervoso, artérias, veias e capilares , é laxante e diurético, tem asparagina, dissolve cálculos nos rins e sangue, que provocam artrite, gota e reumatismos.
100 g de aspargos cozidos tem
Caloria: 22,70
Proteína: 1,30g
Carboidratos: 3,30g
Gorduras: 0,20 g
Abobrinha: Hipocalórica, tem bastante água e fibras,  tem ácido fólico e magnésio, prevenindo mal formações de fetos, na gestação;  faz o corpo produzir homocisteína, protegendo o sistema cardiovascular.
Em 100 gr 1 escumadeira cheia de vegetal cozido
Caloria: 33
Magnésio: 24,4 mg
Ácido Fólico : 20 mcg
Abóbora :rica fonte e betacaroteno e vitamina A, combate radicais livres, é antioxidante, é antiinflamatório e reconstrutor de tecidos; tem fitoesteróis, hormônios reguladores, responsáveis pelas hiperplasias de mamas, próstatas e cólon . Tem ainda quercetina, kaenpfrol, o ácido ferrúlico e licopeno.
Em 100 gr, ou 1 escumadeira cheia de abóbora cozida
Calorias: 33
Vitamina A :2.156 mg
Fibras: 2,2 g

Batata doce: é alcalinizante e mineralizante, tem efeito diurético, acompanha bem embutidos por neutralizar os oxidantes e sódio. Tem minerais, principalmente poássio;  bastante vitamina A, ótima para os olhos, unhas, pele em geral.
Em 100 g:
Caloria: 95
Potássio: 350 mcg
Vitamina A: 350 mcg
Vitamina C: 23 g
Mandioca e cará : são parentes e existem vários tipos parecidos;  da mais alta competência, tem minerais, fibras, é rica em carboidratos, fornece energia, é altamente calórica. Combate todas as febres tropicais, até a malária e dengue. Quem está convalescente e precisando desintoxicar o organismo, o seu consumo é recomendado.
Dela se processam farinhas e féculas, com ricos nutrientes e minerais.
 Em 100 g:
Caloria: 145
Potássio: 350 mcg
Vitamina C: 26 g
 Mandioquinha: Rica em betacarotenos, minerais e fibras, vitamina A, sais minerais, é muito apreciada na alimentação infantil e convalescenças.
Presente em receitas de sopas, cremes, pães, etc. Em 120 g tem:
Caloria: 54
Vitamina A: 1.320 mcg
Vitamina C: 9,6 mg
Ferro: 0,84 g
Pepino: rico em minerais: silício e enxofre, potássio; alto teor de água, é hidratante, refrescante, diurético tem propriedades anti-reumáticas; é construtor de pele, gengivas e cabelo.
Em 100 g de suco de pepino tem
Caloria : 14
Proteínas: 0,70 g
Carboidratos: 2,70 g
Gorduras: 0,10 g
Tomate: Rico em minerais como ferro, fósforo, manganês, magnésio, potássio, vitaminas: A,B e C; licopeno, protegendo o rganismo de formações de tumores nos órgãos internos. Com o cozimento o aproveitamento do licopeno aumenta.
Em  30 g ou 1 tomate grande
Caloria: 7,2
Vitamina A: 18 mcg
Vitamina C: 6,9 mg
Cenoura: tem altas doses de betacaroteno, ótimo para cuidar do bronze e olhos, mucosas, seu suco é poderoso vermífugo; Fonte de vitamina A, precisa do sol para ser fixada no organismo. As suas ramas também podem ser usadas em sucos e sopa, também tem minerais, vitaminas e boa dose de vitamina C.
Em 120 g tem:
Caloria: 54
Vitamina A: 1.320 mcg
Vitamina C: 9,6 mg
Ferro: 0,84 g
Pepino: rico em minerais: silício e enxofre, potássio; alto teor de água, é hidratante, refrescante, diurético tem propriedades anti-reumáticas; é construtor de pele, gengivas e cabelo.
Em 100 g de suco de pepino tem
Caloria : 14
Proteínas: 0,70 g
Carboidratos: 2,70 g
Gorduras: 0,10 g
Tomate: Rico em minerais como ferro, fósforo, manganês, magnésio, potássio, vitaminas: A,B e C; licopeno, protegendo o rganismo de formações de tumores nos órgãos internos. Com o cozimento o aproveitamento do licopeno aumenta.
Em  30 g ou 1 tomate grande
Caloria: 7,2
Vitamina A: 18 mcg
Vitamina C: 6,9 mg
Agrião: fonte de ferro, faz-se um ótimo xarope expectorante, tem fibras, é hipocalórico, previne tumores através de alto índice de cálcio, vitamina C, potássio, tem carotenóides. Fica bom, cru, em sucos, refogado ou em caldos!
Em 100 g de agião crú
Calorias: 11
Potássio: 329 mg
Vitamina C: 42 mg
Cálcio: 118 mg
Fibras: 33,3 g
Aipo: ou salsão, rico em potássio que estabiliza a pressão sanguínea; afina o sangue e melhora a circulação, deixa os ossos fortes,  é antinflamatório, dissolve os cristais de oxalato nos processos de gota e artrite. Ajuda a digestão.
Em 100 gr de aipo cru
Caloria: 16
Potássio: 287 mg
Fibras: 1,50 g
Alface: Conhecida desde a antiguidade,  como vassourinha dos intestinos, foi responsável pela cura do imperador Augusto, que passou a cultivá-la e insentivar o seu uso. É fonte de vitamina A, E ; é calmante e refrescante! 
Em 100 gr há
Caloria: 16
Proteínas: 1,20 g
Gorduras: 0,20 g

Brócolis:  super alimento,  possui poderosas propriedades anti câncer. Muito rico em vitamina C, atua no aparelho circulatório, sistema imunológico bom para estimular a defesa o corpo, e ajuda no processo de absorção do ferro, auxilia no controle do colesterol e da pressão arterial.
Em 100 g dele cozido
Caloria: 37
Proteínas: 3,30 g
Carboidratos: 5,50 g
Gordura: 0,20 g



Broto de alfafa: A alfafa é usada pelos árabes séculos antes de Cristo. Usado na sua forma germinada, além de” todas” vitaminas, tem a vitamina K,  todos aminoácidos e enzimas, além das fibras solúveis, celulose, é levemente diurética e muito antioxidante, possui centenas de vezes mais nutrientes que seus “parentes vegetais”: folhas e frutos. É impressionante !!!
Super construtor de tecidos celulares,dá brilho e maciez a pele e cabelos; super alimento, de fácil digestão. Pode ser comido, cru, refogado, em caldos, conservas.
Em 100 g de broto crú
Caloria:  38
Vitamina C:  162 mg
Cálcio: 525 mg
Gordura: 0,27 g
Berinjela: Na Índia é um fruto silvestre. É diurética, ótima auxiliar para os diabéticos,quebra açúcares e gorduras; usada em cataplasma acaba com herpes e gota e muitas inflamações cutâneas. Usada em pó, é poderoso protetor hepático do pâncreas e estômago..
Em 100 gr de berinjela cozida tem
Caloria: 28
Proteínas: 1,10 g
Carboidratos: 5,50g
Gorduras: 0,20g
Pimentão:  Tem minerais, vitamina C e A e antioxidante e grande quantidade de flavonóides e betacaroteno em menor e maior quantidade, dependendo de ser :vermelho, amarelo ou verde.
Em 100 gr de pimentão verde
Caloria: 16
Vitamina C: 150 mg
Betacaroteno: 198 mcg
Rabanete e rábano: de propriedades irmãs, são: diurético,dissolvem cálculos  calmantes,  tem efeito estimulante para o fígado, expectorante e altamente remineralizantes. Usado em sucos, saladas e caldos, tantos a raiz, como suas folhas.
Em 100 g, tem:
Caloria: 16,20 a 20
Proteínas:  0,90 g 1,20 g
Carboidratos: 2,80 g 3,50 g
Gordura:  0,13 g 0,10 g
Cenoura: Rica em pró vitamina A , o betacaroteno, sacarose e celulose hidrosolúvel, é base para muitos sucos; protege o sistema imunológico, os nervos, olhos e pele, e especialmente a mucosa do estômago, higienizando e refrescando, é vermífugo natural e antioxidante poderoso. Precisa do sol, para ser metabolizada pelo organismo.
Em 100 g de cenoura crua, tem:
Caloria: 50
Proteínas: 1,20g
Carboidratos: 10,70g
Gordura: 0,30g
Chicória:  almeirão, catalonha, escarola, ela recebe vários nomes e tem algumas variedades; amiga do fígado, tem sucos digestivos e estimulantes do bom funcionamento de todo o aparelho digestório; seu chá e sumo são muito usados nos tratamentos naturopáticos de desintoxicação profunda, tem ferro cálcio, vitaminas do complexo B, K e A, além de minerais e fibras, limpa o sangue e regula a insulina.
 Acelga: cura artrites, hemorróidas, inflamações da boca, estomago e pulmões, dissolve cálculos, tem sais minerais infinitos e fibras; enzimas, leve, refrescante, tem baixo índice calórico e glicêmico.
Em 100 g  de folhas cruas :
Caloria: 20
Proteínas: 1 g
Carboidratos: 4,50 g
Gorduras: 0,10 g
Espinafre: importante ser consumido na hora que é feito, melhor absorvidas as ricas propriedades em sucos crus, com frutas cítricas, bebido imediatamente; é um leite vegetal de melhor valor nutricional superiorao leite de vaca e em minerais também. É calmante, mineralizante, fortificante, alcalinizante.
Quiabo: é a campeã no quesito nutrição, tem celulose, é laxante suave,barata e encontrada silvestre, em abundância em todo Brasil. É rica em flavonóides e antioxidantes.
Em 100 g:
Caloria: 40
 Proteínas: 1,80 g
Carboiratos: 7,40 g
Gorduras: 0,20 g
Cogumelos : Shitake,shimeji ,paris, existem mais de 6.00 espécies comestíveis... Todos fornecem boa dose de proteínas e fibras, tem beta-glucanas evitando a formação de células defeituosas e tumores. Baixam o colesterol, tem muitos sais minerais e vitaminas.
Em 1 xícara de shitake sêco
Caloria:  296
Vitamina B: 38 mg
Fibras: 12 g
Niacina: 14 mg
Couve-manteiga:  Conhecida como “o médico dos pobres” a couve tem mais vitamina C que qualquer fruta cítrica! Eczemas, gangrenas, pleuresia, anemia, dores reumáticas, tuberculose, nevralgias, lumbago, enxaqueca, artrite e catarros crônicos, não tem o que ela não cure! Versátil, e saborosa entra na composição de vários pratos da culinária brasileira cabloca, tupiniquim e colonial; em sucos terapêuticos entra crua. Tem minerais, vitaminas e celulose.
Em 100 g de couve crua tem
Caloria: 25
Proteínas: 1 g
Carboidratos: 4,50 g
Gorduras: 0,10 g
COUVE FLOR: tem elevado índice de sais minerais, sal e cálcio e fibras; enxofre, zinco, manganês e sódio; vitaminas A,C e E. Um bom fortificante, super alimento, de baixo índice glicêmico, é alcalinizante.
Em 100 g de couve cozida tem
Caloria: 30
Proteínas: 2,5 g
Carboidratos: 430 g
Gorduras: 0,22 g
Palmito: hipocalórico,  contém ferro, cálcio, magnésio e fósforo, antioxidantes e construtores das células, além de vitamina C , Cuidado na escolha e Procedência do Palmito, compre sòmente mercadorias  certificadas, os clandestinos são contaminados com botulismo e outros agentes patogênicos, além de devastar as florestas.
Caloria: 22
Cálcio: MG
 Vitamina C: 5,1 mg

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PÃO DE BATATA DOCE, SEM OVO, SEM LEITE, SEM GLÚTEN, SEM AÇÚCAR E SEM FERMENTO!

JALAPALHO Extrato de Alho com Aguardente Alemã (EXTRATO DE JALAPA)

Uma dica para quem quer um atendimento mais comprometido com saúde e menos comprometido com o lucro