Dicionario funcional/nutricional parte II


Dicionário: Nutricional / Funcional
Por :Cláudia Fuser Ribeiro Barra


Gengibre: Tem gengirol, ótimo para enjôos e náuseas, seu óleo essencial é bactericida e antinflamatório;  a zingiberina é fortalecedora do sistema imunológico; protege os intestinos de resíduos de fermentação. Contra indicada para quem tem pedras na vesícula e uso moderado em pessoas hipertensas.
Combate gases intestinais, náuseas, rouquidão e demais inflamações do trato respiratório
 Em 1 fatia fina (4g)/ em pó
Caloria: 12g/ 57g
Fósforo: 6mg/ proteínas : 1,35mg
Magnésio:6mg / Niacina : 0,83 mg


 Manjericão: aquece o organismo, fluidifica os catarros, bom p/ associar a outras ervas nas febres de verão.

Louro: além de aromático é conservante dos alimentos e elimina gases digestivos, bom chá para cólicas.

 Alecrim : Efeito estimulante e antioxidante. Indicado para o controle de tosse e febre.

Boldo: Indicado para o tratamento de doenças hepáticas e gastrointestinais.

Camomila: Anti-inflamatória e analgésica. É relaxante e calmante e alivia a insônia.

Canela: Adstringente e antisséptica. Contra-indicada no caso de febre.

Erva Cidreira: Adstringente, antialérgica, antisséptica, tem efeito tônico no útero. Indicado como calmante e também muito usado para problemas gastrintestinais.

Erva doce: Digestiva, diurética e estimulante expectorante. Age contra a cólica de recém-nascidos e contra acidez estomacal.

Erva mate: Diurética e estimulante. Indicado para estimular atividades físicas e mentais.

Hortelã: Reduz gases e cólicas. Propriedades anti-espasmódica, antisséptica e calmante.

Sálvia: Anti-inflamatória. Indicado em casos de bronquite, amidalite, faringite e gripe.


Pimenta- malagueta:  tem vitaminas A,C e E, é antioxidante. Além dos princípios ativos capsaicina e piperina, o condimento é muito rico em vitaminas A, E, C, ácido fólico, zinco e potássio. Possui propriedades antioxidantes e protetores do DNA celular. Também contém bioflavonóides, pigmentos vegetais que previnem o câncer, melhoram o humor e disposição. G
raças a essas vantagens, a planta já está classificada como alimento funcional, o que significa que, além de seus nutrientes, possui componentes que promovem e preservam a saúde. Hoje ela é usada como matéria-prima para vários remédios que aliviam dores musculares e reumatismo, desordens gastrintestinais e na prevenção de arteriosclerose
.
 Quem tem estômago sensível ou úlcera deve evitar.
Em 1 colher de sopa ou 10g
Caloria: 26,7
Carboidratos: ,91 g
Fibras: 1,39 g

Alho:  Conhecido como o alimento da longevidade, quem faz uso diário se livra de vírus, bactérias e vermes;protetor da pele e mucosas, além de ser especialmente curativo do sistema respiratório e cólon, afina o sangue, promovendo equilíbrio da pressão arterial; destrói os stafilococcus.
Mel com alho é um tônico da voz, evita a formação das placas bacterianas e cárie.

ALHO: tem selênio, zinco, enxofre, vitamina C; é antioxidante, vermífugo, remédio contra infecções bacterianas, regula a pressão sanguínea e tem alicina  que estimula as defesas do organismo.
Em 100 g de alho cru
Vitamina C : 31,1 mg
Selênio : 24,9 mg
Caloria: 135
Proteínas: 6,76g
Carboidratos: 26,30g

Cebola: A adesonina é relaxante do vasos sanguíneos e fibras musculares, contém óleos voláteis que evaporam rapidamente no cozimento, fonte de fibras, dilui as gorduras do sangue e fortalece o sistema imunológico.
Em 100 gr dela crua ou 10 colheres de sopa dela picadinha
Caloria: 46
Vitamina A: 2 mcg
Vitamina C: 10 mg
Cálcio : 3 mg

Cebolinha:  vermífugo natural, tempero rico em fibras, protege a digestão e melhora absorsão dos demais nutrientes. Rico em clorofila cálcio e sais minerias, o esmalte dos dentes, unhas e cabelo se beneficiam da queratina e celulose.
 Em 10 g ou 1 colher e sopa da erva crua picadinha
Caloria: 4,3
Carboidratos: 0,35 g
Potássio: 5,2 mg

Nira: Tem ferro, potássio, fósforo, zinco; vitamina C e A . Tem de Ômega 3, antioxidante;auxiliar nas colites. Não deve passar de 5 minutos seu cozimento, melhor consumir crua.
Em 20 g
Caloria: 5
Potássio: 73,8 g
Fósforo : 10,4 mg

 Salsa : carminativo, desintoxicante do organismo, faz eliminar  cálculos renais e metais pesados, ingeridos na água tratada, na poluição ambiental e no tabaco dos cigarros, limpa rins, bexiga e pulmões. Tem cálcio, selênio, potássio e vitamina A, K e C. Diurético. Deve ser evitado, em forma de chá, na gestação, provoca cólicas, pode ser abortivo.
Em 10 g ou 1 colher e sopa da erva crua picadinha
Caloria: 4,3
Carboidratos: 0,35 g
Potássio: 5,2 mg

Salsão ou Aipo: campeão em fibras, cálcio, fósforo, magnésio, potássio, diurético, carminativo, tem enzimas, age na queima de açúcares e gorduras;  diurético e calmante. De sabor marcante é versátil, cru ou cozido.
Em 100 g de aipo:
Caloria : 18
Proteínas: ,10g
Carboidratos : 3,30 g
Gorduras: 0,30 g

Erva doce ou funcho: doce, aromático, fresco e cheio de fibras, minerais e óleos altamente vitalizantes e benéficos. É usada desde sua semente seca para chás e temperos, até o bulbo tanto cru como cozido.
 Em 100 g dele crú:
Caloria : 36
Proteínas: ,10g
Carboidratos : 12,30 g
Gorduras: 0,30 g

Coentro:  ótimo estimulante das funções hepáticas, desintoxicante natural, elimina metais pesados do organismo, previne envenenamentos dos mariscos e moluscos, rico em sais minerais, cálcio e saponina.
Em 100 g :
Caloria: 43
Proteínas: 2,70g
Carboidratos: 7 g
Gordura: 0,70 g

Orégano:  rico em compostos de nome complicados, como: ácido fenólico, salicílico, protocatequímico, cumárico e cafeíco, impedindo a formação de placas de gordura no sangue ; protege a pele da ação dos raios ultravioleta. O carvacrol combate as bactérias da putrefação das carnes e fortalece o sistema imunológico, eliminando bactérias decorrentes de infecções alimentares.
Em  colher e sopa ou 3 g da erva seca
Caloria : 8,4
Proteínas: 0,3 g
Vitamina C: 1,8 mg

Rúcula: Tem ferro, potássio, fósforo, zinco; vitamina C e A, promove crescimento de cabelo e
 unhas saudáveis. Tem generosas doses de Ômega 3. Ótimo auxiliar nas colites. Não deve passar de 5 minutos seu cozimento, para não perder as suas propriedades, melhor consumir crua.
Em 20 g ou 1 pegador de salada cheio
Caloria: 5
Potássio: 73,8 g
Fósforo : 10,4 mg

Repolho: tem muitas fibras, e um pouco de tudo, proteínas, probióticos; minerais, como o ferro, potássio, cálcio e magnésio; Tem uma enzima sulforafeno que é altamente purificadora das toxinas do sangue; ácido p-cumárico e nutina, poderosos antioxidantes.

Ovo : na clara encontramos rica fonte de proteínas magras, a gema é rica em gorduras e vitaminas, do ponto e vista nutricional, é tão rico quanto o leite materno.
Tem zinco, selênio, ferro, sódio, potássio, vitaminas:  A, E , complexo B; colina responsável por proteger  o sistema nervoso e a memória.
Em 50 gr ou 1 unidade
Proteína: 6,25 g
Gordura Total : 5,25 g
Gorura saturada: ,55g
Colesterol : 200 a 220 mg

 PORCO: rico em proteínas complexas, tem aminoácidos essenciais, repara e constrói tecidos, rica em vitamina B1, á energia e promove a liberação de endorfinas. Agora são criados com rações de milho e soja, tendo uma carne mais magra e saudável.
Em 1 carré ( bisteca) médio ou 90 g
Caloria : 23,30
Gordura: 14,33 g
Proteínas: 21,06 g

Presunto: é muito rico nas proteínas completas, e aminoácidos essenciais, além de ferro e vitamina B, protege os nervos e promove o bom-humor.
Em 50 g ou 2 fatias finas
Caloria: 114
Proteínas: 14 g
Gorduras totais: 11,20 g

Perú: É a opção de carne branca mais magra de todas. Tem vitaminas do complexo B,minerais, entre eles o zinco em abundância, o que lhe dá a fama de ser antiinflamatório . Ótima opção nas dietas de emagrecimento.
Em 100 g ou 2 fatias grossas
Caloria: 115
Colesterol: 60 mg
Niacina: 11,30 g

Carne Bovina:  é rica em ferro tipo heme , zinco, importante no tratamento as anemias,vitamina B12 e proteínas complexas que promovem crescimento celular . Fonte proteínas complexas, cálcio e gorduras, gera energia.
Em 1 bife médio ou 00g:
Caloria: 195
Ferro: 3,370 mg
Cálcio: 1 mg

 PEIXES:
Salmão: Alimento próprio para afastar a fadiga.Fonte de proteínas completas e minerais, além de ômega 3. Hipertesos, se beneficiam dele, previne contra derrames e infartos. Rica fonte de vitamina B6, promove a fabricação de serotonina,, norepinefrina e dopamina., responsáveis pela sensação de bem estar e bom humor. Em 100 g ou 1 posta média
Caloria:165
Ômega 3: 1g
Potássio: 359 mcg

Sardinha: Faz parte do time do salmão, cheia de propriedades antioxidandes que retardam o envelhecimento celular, e ácidos graxeos que desentopem veias e artérias, protegem próstata e cólon. Ajuda a baixar o índice glicêmico dos diabéticos.
Em 100 g ou lata pequena de sardinhas em conserva
Caloria : 294
Cálcio : 402 mg
Proteínas: 20,90 g

Bacalhau: 
Em 100 g 
cru / salgado
Calorias: 73,8 kcal /169,3
Proteínas: 18 / 38 g
Fósforo: 242 / 188 g
Cálcio: 15 / 14 g
Lipídeos : 0,20 / 1,10 g

Polvo: tem baixo teor de colesterol e baixas calorias, tem vitamina B12, cálcio e selênio e folato, protetores da memória e intestinos!
Em 100 g ou ½ pires do molusco picado
Caloria : 73
Vitamina B12 : 20 mcg
Colesterol: 48 mg
Selênio: 50 mcg

Camarão:  Tem cálcio, fósforo, zinco, potássio, e selênio, rico em proteínas, ótima fonte de gorduras. É saboroso e muito apreciado. Combate radicais livres e é cicatrizante.
Em 100 g de camarões grandes cozidos
Caloria: 24,6
Proteínas: 5,34 g
Selênio: 17,7 g
Cálcio: 23,7 g
Colesterol: 58,5 mg

Frango: contém niacina, vitaminas do complexo B, no coração está concentrada uma porção de ferro campeã. Ótimo alimento nos processos de recuperação e convalescença.
Em 100 g ( 1 peito assado)
Calorias: 171
 Proteínas: 31,90g
Gordura: 3,5g
Niacina : 14,1 mg

 SOJA: Melhor aproveitado pelo organismo, quando consumido fermentado, na forma de tofú, o leite de soja, coalhado, lembrando um queijo; missô e shoyu. Proteína densa, de difícil digestão pelo ser humano, seu melor uso é fermentado.
Bloqueia a ação das nitrosaminas, toxinas promotoras de alterações celulares (cânceres), encontradas em alimentos embutidos e enlatados.
Tem isoflavonas, promovem a produção de estrógenos, bom para mulheres na menopausa;  glutamina,luteína, vitamina E e cálcio . Muito usada em complementos alimentares e seu óleo para cozimento e frituras.
Em 25 g ou 1 colher de sopa, grãos cozidos
Caloria: 32,75
Proteínas: 2,75 g
Potássio: 135 mg

 Milho verde: rica fonte de fibras e carboidratos. Tem manganês como seu principal benefício e vitaminas A, C e complexo B, cálcio e luteína que previne a degeneração macular.
Em 100 gr ou 1 espiga grande
Calorias: 132
Carboidratos: 27,8 gr
Cálcio: 8 mg

 Leite: ser criterioso quanto a fonte/procedência e forma de consumo. Deve-se priorizar o leite orgânico e integral, consumido na forma de iogurte, com cereais integrais e frutas, na confecção de pães e quitandas, é rico em cálcio e lactose.
 Proporciona confecção de várias formas de fermentação, perfazendo uma infinidade de queijos.
Muito rico em cálcio, mesmo desnatado é fonte de gorduras, possui vitaminas A,D e E.
Em 200 ml, ou 1 xícara
Caloria: 238
Proteína: 6,3 g
Cálcio: 119 mg
Colesterol: 27,2 mg
Gordura: 7g

Iogurte: fonte de probióticos, antibióticos naturais regula tanto e prisão e ventre quanto a diarréia, tem bactérias benéficas na quebra da lactose, seu maior mérito é na proteção do aparelho digestivo e sua flora. Consumir com moderação é calórico mesmo desnatado.
Em 200 ml ou 1 pote médio
Caloria: 154
Cálcio: 240 g
Glicídeos: 31 g

O SABOR UMAMI, o quinto sabor
 ( salgado, doce, azedo, amargo)
  Presente no yogurte e, em outros probióticos, culturas vivas e ativas de alimentos fermentados como: missô, tempê, chucrute, várias “cepas” de probióticos.

CHOCOLATE:  produz  serotonina, hormônio de bem-estar e saciedade, energético, teobromina,antioxidante e melhora a dor e fadiga.

GERGELIM: contém grande quantidade de vitamina C e E, ferro e fósforo; é bastante calórico e se consumido em grande quantidade pode irritar o intenstino.
1 colher de sopa ou 12g
Caloria: 68,76g
Cálcio : 117 mg
Potássio : 56,16 mg

QUINOA:  Rica em proteínas, ferro, magnésio, e fibras; considerada uma das super sementes, super alimento pelos incas , torrada a 75 por 20 minutos fica  com sabor amendoado e menos insosso.

Outras super sementinhas do bem, com micro nutrientes de macro resultados são: chia, cânhamo gergelim, linhaça, girassol, papoula,etc...

LINHAÇA: rico em ômega 3, é anti-oxidante, anti-inflamatório, tem efeito laxativo, deve ser usado preferencialmente hidratado, Tem lignana, promovendo a produção de estrógenos, ótimo para as mulheres em época de menopausa, e para os homens protegendo a próstata, tem ácido linoléico, compondo essencialmente  as moléculas de hemoglobina, reforçando as defesas e seu uso regular previne o diabetes..
Em 100 gr ou 1 xícara
 Proteínas 35 g
Fibras: 14 gr

Mel: possui propriedades antibacterianas e antibióticas, é emoliente, tem flavonóides que impedem a proliferação de bactérias como o staplylococcus aureus, responsável pelas gripes e dores de garganta. Tem peróxido de hidrogênio, impedindo a fixação de microorganismos na boca, causadores das placas bacterianas,apesar de ser extremamente doce, protege a gengiva de sangramentos e os dentes das cáries. É calmante natural.
Em 15 g ou 1 colher de sobremesa
Caloria: 46,95
Carboidratos: 11,7 g
Ferro: 0,2 g

Germe de Trigo: Proteína vegetal rica em lipídeos, cálcio, magnésio, fósforo e ferro, e vitamina E; carboidrato de fácil digestão, previne o envelhecimento precoce. Melhor usar tostado. Garante proteção e rejuvenecimento celular. Melhor ingrediente dos pães integrais.
Em 10 gr ou 1 colher de sopa cheia
Caloria: 366
Vitamina E : 45 mg
Vitamina B1:  1,6 mg

Algas: Existem vários tipos: nori, wakame, kombu, hijki, Agar-ágar, são as mais comuns. Riquíssimas em iodo, importante mineral para a tireóide, tem clorofila, cálcio e vitamina B12,  são fonte de proteínas e fibras, tem baixíssimo índice glicêmico. São encontradas desidratas em lojas de produtos orientais. O sistema nervoso e imunológico são os mais beneficiados.
Em 100 g :
Caloria: 96
Iodo: 60 mcg
Protínas: 20 g

ARROZ  : ótima fonte de carboidratos, proteínas, fibras e  minerais. Muito versátil e usado por vários povos, tem inúmeros tipos, além de todos os importados: italianos, japoneses, tailandeses; por aqui é mais cultivado no sul e centro-oeste do país.
 Agulhinha - Integral
Em 50 g ou ¼ de xícara de grãos crús
Caloria:  182  -  185
Carboidratos:  39  -  38 g
Fibras:  0,65  -  3 g
Ferro:  2 mg  -  1 g
Cálcio: 14  -  16 mg
Proteínas: 3,5  - 4 g
Arbório, Jasmim, Agulhinha, integral, Cateto, selvagem, negro, vermelho, etc...

FEIJÃO: A dupla perfeita para o arroz de todo dia, presente o prato do caipira, do caiçara e boa parte de povos latinos, rico em ferro e fibras, isoflavonas que protegem: mamas e testículos, ovários e próstata. Tem ácido fólico que protege os pulmões e previne anemias.
Em 80 gr ou 1 concha dos grãos cozidos
Caloria: 49
Ferro: 08 mg
Fibras: 3 g
Ácido fólico: 6 mg

Fontes :
Sociedade de Cardiologia de São Paulo
Hospital do Coração (SP)
Ass. Bras. de Fitoterapia
Ass. Bras. de Nutrologia
Suporte para decisão Nutricional – Ed. Coronário
Inst. de Metabolismo e Nutrição (SP)
Tabela de Composição Química dos Alimentos – Ed. Atheneu
Sucoterapia – Marco Natali

Acervos pessoais e pesquisas complementares em sites, blogs e fontes diversas; todos valores aproximado, jamais absolutos, reservado direito a correções, caso seja constatado erro ou dado a ser modificado. Fontes e pesquisa de minha autoria e  responsabilidade.

Cláudia Fuser R. Barra - culinarista, trofoterapeuta, amante dos ingredientes frescos, faz comida colorida,curativa, afetiva ... cozinha com bula, quando carece, e sempre curando lá pelas panelas mesmo ... sempre...



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PÃO DE BATATA DOCE, SEM OVO, SEM LEITE, SEM GLÚTEN, SEM AÇÚCAR E SEM FERMENTO!

JALAPALHO Extrato de Alho com Aguardente Alemã (EXTRATO DE JALAPA)

Uma dica para quem quer um atendimento mais comprometido com saúde e menos comprometido com o lucro