Sabores e Saberes


              
                   “ Sessão : Sabores e Saberes...”

Alimentando seu conhecimento, enriquecendo sua Saúde, saboreando pedacinhos de gostosas dicas!
 By : CacaucomGengibre - trofoterapia e yogaterapia.



                                  VOCÊ TEM FOME DE QUE ?



Seja bem-vindo e sirva-se dos ingredientes a serem misturados. Conforme seu paladar, seu biotipo, seu lugar de moradia e forma de trabalho, além da época do ano e de vida a qual você está agora; fazendo do ato de COMER, muito mais do que matar a fome...    Observar, consumir o que te faz SER SAUDÁVEL, prazer em comer bem!  Essa é a receita do prazer em cuidar de si, do seu paladar do seu consumo consciente!   

Venha COMEMORAR, afinal a celebração é sempre à volta da mesa! Boa degustação na sua leitura, no seu canto de bem-comer: Amada Anima Studio de Naturopatia e Thai Yoga  -  Conceito em Alimentação com Energia Vital.

Deixemos de lado, os mais conhecidos pesos e medidas, vamos ter outra visão , escutar sua fome e aprender a dismistifacar o COMER? Patricar o “olhar /ter/escolher outra relação com as panelinhas, seu prato e modo de Ser?
Vamos conversar sobre saberes e prazeres da comida : os alimentos, suas fontes, suas propriedades e curiosidades?

Falar e contar causos sobre: como existem formas de combinar dietas para assuntos específicos (emagrecer, alergias, hipertesão, diabetes, etc..); sobre os horários que nosso metabolismo funciona, fazendo a digestão e absorção dos princípios ativos, conhecendo o nosso relógio biológico e assim podendo fazer uso correto dos conceitos nutricionais verdedeiros e integrativos; os vários biotipos metabólicos e suas particularidades; sempre com pitadas de MTC e Tradições Thai´s, receitinhas da Vó, do Compadre, de Raiz brasileira(afro-ameríndia e colonial), sendo a nossa “mesa” a Meca da Gastronomia e Artes Curativas, fazendo o “surgimento” da Sexta Medicina do Planeta... você já tinha “saboreado/pensado” seu prato assim? Cheio de curiosidades?

Afinal, eu sou a Cacau com Gengibre, a cozinheira thai’pira, maga das panelas, da alquimia curativa com a alimentação colorida e curativa.

Vamos brincando de ser feliz ...misturando e usando as ervas que curam e acalmam? Ativando o fogo da paixão que é alimentação com energia vital!
 E muitas dicas pra “levar pra casa” como as aplicações dos “ingredientes da nossa Gaia” nossa Mamãe Natureza, na mesa, na cama e no banho ... com prazer e sabor e saber ...
                                     ****************

Que tal comer e ainda perder uns quilinhos heim?
Você conhece o termo: alimentos termogênicos?

 Pois bem,  os termogênicos são alimentos com propriedade de fazer o organismo acelerar a queima de calorias, são aceleradores do metabolismo, promovem o fogo digestivo.

Abacaxi : tem enzimas digestivas, fibras, baixa caloria, é indicado como sobremesa, ajuda a fixar o ferro dos feijões ou da carne vermelha e de porco. O suco, desde que sem ser adoçado, é também indicado para acompanhar a refeição. É expectorante e diurético, o chá da casca é uma iguaria herdada dos africanos : aloá !

 Laranja Pêra: na versão fruta, tem muitas fibras e retarda a absorção de calorias, mais saciedade, menos calorias. Ajuda  absorver o ferro, tem vitamina C e potássio. Ótima opção para hora do lanche matinal ou como sobremesa. Já o suco é super calórico e deve ser tomado só por pessoas que estejam precisando  boa dose e energia, com a refeição, principalmente com cereais é bombástico no quesito fermentação e gases.

Café: a cafeína é, quando usada com moderação, um protetor do sistema circulatório, ativador da memória, promotor da boa digestão, promovendo a queima de açúcar e gorduras. Após a refeição, um expresso é digestivo e catabólico, deve ser evitado após o entardecer, a cafeína é estimulante.

 Chá verde : tem todas as propriedades acima descritas, no café, e mais é anti-oxidante, é rejuvenecedor celular. Deve ser evitado após o entardecer, contém muita cafeína, mais do que o café, inibindo o sono. Deve ser ingerido quente após as refeições ou gelado no lanche e colação, acompanhando frutas da estação.

Pimenta vermelha e pimentões :contém alta dose de vitamina C, betacaroteno, provoca o “fogo digestivo”, aumentando a temperatura corporal, aumenta a circulação sanguínea, protege os capilares. Deve ser consumido com moderação por pessoas de estômago sensível e hipertensos, preferencialmente no almoço, e só, em uma refeição diária.

        
Vegetais fibrosos (brócolis, acelga, couves): o trunfo delas é ter dose alta de fibras solúveis, exigem grande mastigação, fazendo o cérebro ter tempo de registrar a saciedade (ele precisa de 20 minutos de mastigação para “receber” a informação), tem boa digestibilidade , são alcalinos, tem muito ferro, zinco e demais minerais, fortalecem o sistema imunológico.
       
 Água gelada (entre e longe das refeições): o organismo queima calorias para compensar o choque de temperatura provocado pela ingestão de um bom copo de água gelada!

Mitos que a gente deve observar e questionar com atenção:

Alimentos integrais 
 Os alimentos integrais são excelentes desde que sejam orgânicos, caso contrário estaremos ingerindo altas doses de agrotóxicos. Um pão com muitos grãos é ótimo, o que não é bom são os conservantes que vêm junto para que o pão dure na prateleira do supermercado.
 Bolachinhas com 0% de gordura trans seriam ótimas se isso fosse verdade. De acordo com a Anvisa, alimentos que apresentam até 0,2 gramas de gordura trans não precisam declarar a quantidade da gordura, podendo ser expressa como zero ou não contém gordura trans.

Gordura Hidrogenada
 Lá nos ingredientes aparece gordura vegetal ou gordura vegetal hidrogenada, que nada mais é que a famigerada gordura trans, presente em bolachas, biscoitos, sopas instantâneas, sorvetes, etc;  na maioria das vezes você encontra a gordura vegetal escondidinha lá.

Gelatina
 Tem tanto corante e aditivo químico, que deveríamos ficar vermelhos de vergonha de oferecer isso às crianças.
 Gelatina incolor, pectina de frutas, Agar-agar  mais sucos e pedacinhos de frutas  feito em casa, é uma excelente sobremesa.
Simples, barata, essa sim, faz bem!

Soja
 Também é uma boa fonte de proteínas, mas  a maioria das lavouras de soja, assim como as de milho, hoje em dia, é transgênica.
 Precisamos entender que a Natureza é sábia e generosa, não há alimento especial, todos têm sua importância desde que sejam frescos ou no máximo processados com critério.

 Leite
 É um produto altamente perecível, como ele pode durar um mês em nossa casa e seis meses nas prateleiras do supermercado e manter intactas suas propriedades nutricionais? Será que o cálcio que precisamos vem mesmo do leite?  Será que o cálcio que precisamos não está presente em grande quantidade nas verduras mais escuras?
Mas então não posso mais tomar leite? Sinto falta. Tome leite fresco, de preferência orgânico, livre dos resíduos de agrotóxicos e promotores de crescimento presentes nas rações dos animais. O iogurte caseiro faz muito bem à saúde, ativa o intestino naturalmente, não precisa de nenhum aditivo comercial para isso. Se batermos com frutas ou adicionarmos granola, ele fica uma delícia  saudável.



Aqui, observo a importância dos alimentos frescos, naturais e preferencialmente orgânicos, locais... que nos defendem, das sementes transgênicas, dos agrotóxicos, das irradiações, dos promotores de crescimento e dos aditivos químicos, caso dos processados,todos métodos amplamente utilizados nas grandes fábricas e centrais de distribuição dos grandes centros de compra, supermercados e fazendas de agronegócios.
Exija, prefira, pratique o consumo de horti-fruti-grangeiros de produtores de menor escala e quintal, agricultura familiar e de cooperativas orgânicos certificados e locais, obedecendo a sazonalidade, você ganha em saúde pessoal e global.
Diga NÃO ao VENENO NO PRATO, no solo no lençol freático. Alimento Puro tem mais sabor, mais nutrientes e faz sumir a fome oculta.


                   
  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PÃO DE BATATA DOCE, SEM OVO, SEM LEITE, SEM GLÚTEN, SEM AÇÚCAR E SEM FERMENTO!

JALAPALHO Extrato de Alho com Aguardente Alemã (EXTRATO DE JALAPA)

Uma dica para quem quer um atendimento mais comprometido com saúde e menos comprometido com o lucro