Yoga e alinhamento postural


Yoga com bambu

Inspirada nas artes marciais, a técnica ajuda no alinhamento e dá consciência corporal


Blocos, cinto, cadeira, parede e agora é a vez do bambu a ser utilizado como um prop em práticas de Yoga. Alguns professores de Iyengar Yoga já utilizavam o bastão e até mesmo o bambu para alinhar algumas posturas. O professor Júlio Fernandes, praticante há 27 anos, especializado em Yoga, biomecânica e prevenção de lesões do Centro Shivapoint (SP), inspirou-se nas artes marciais para introduzir este artefato nas suas aulas. “Em julho de 1999, eu estava em Nova York, encontrei no Central Park um chinês fazendo uma preparação física com o bambu e pensei: ‘Por que não usar o bambu para ajudar no alinhamento dos asanas?’” 

A sua idéia é utilizar o bambu como um acessório para auxiliar o praticante a trabalhar o alinhamento, principalmente o da coluna e de grupos musculares específicos, além de desenvolver a consciência corporal. “O bambu permite tanto ao professor quanto ao aluno que se trabalhe de maneira segura e acessível. O acessório auxilia na precisão e na execução das posturas, eliminando tensões e melhorando a circulação”, diz. O bambu pode ser usado para fortalecer várias regiões do corpo, inclusive aquelas que foram lesionadas na prática de alguns esportes ou nas aulas de Yoga, como a lombar, os músculos deltóides, joelhos e coxas. 

O professor enfatiza que o bambu também é usado para desenvolver consciência da respiração baixa, média e alta durante a prática de pranayamas. “Além disso, o bambu tem uma energia maravilhosa, pois representa a força oriental e a leveza, além de levar o praticante à profunda interiorização”, afirma. Outros estúdios em São Paulo que já utilizam o bastão ou o bambu na prática de Yoga são o Surya Yoga (www.suryayoga.com.br) e o Yoga Dham (www.yogadham.com.br). O professor Júlio Fernandes ministra workshops em que ensina técnicas de uso do bambu.  

Mais informações: (11) 3159-5106 e www.shivapoint.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PÃO DE BATATA DOCE, SEM OVO, SEM LEITE, SEM GLÚTEN, SEM AÇÚCAR E SEM FERMENTO!

JALAPALHO Extrato de Alho com Aguardente Alemã (EXTRATO DE JALAPA)

Uma dica para quem quer um atendimento mais comprometido com saúde e menos comprometido com o lucro