Aromaterapia


Os óleos essenciais são lipossolúveis, penetram facilmente na pele e rapidamente chegam na corrente sanguínea.
Óleos essenciais são substâncias naturais muito concentradas – em média 1 gota equivale a 24 xícaras de chá da planta. Possuem uma composição química muito complexa, podendo chegar a ter mais de 200 componentes químicos diferentes em um único óleo essencial.
Formados basicamente por terpenos e derivados terpênicos, os óleos essenciais possuem uma característica que os diferencia de grande parte dos medicamentos e cosméticos. Eles são lipossolúveis, isto significa que penetram facilmente na pele (através dos ductos da glândulas sudoríparas e do folículo piloso) e rapidamente chegam na corrente sanguínea.  E é por isso que atualmente existem muitas pesquisas utilizando os componentes dos óleos essenciais para aumentar ou facilitar a penetração de alguns medicamentos.
É possível detectar os componentes químicos dos óleos essenciais no sangue, suor ou ar expelido, cerca de 5 minutos após a aplicação feita por massagem ou compressa.
Mas, quanto tempo estes componentes químicos que em apenas 5 minutos estão em minha corrente sanguínea permanecem em meu organismo? Algum palpite?
Pesquisas realizadas na França demonstram que alguns componentes dos óleos essenciais, como os sesquiterpenos, permanecem no organismo até cinco dias, já os monoterpenos permanecem até três dias no corpo.  Isto significa que para obter os benefícios da aromaterapia não é necessário utilizar determinada sinergia/receita 2, 3 ou até 4 vezes ao dia.
Menos é sempre mais na aromaterapia.
Se houver exagero nas dosagens ou utilizar os óleos essenciais muitas vezes ao dia, o que vai acontecer a médio e longo prazo é ter um fígado e/ou rins lesionados de tanto trabalho para metabolizar os excessoInteração medicamentosa é um evento clínico em que os efeitos de um fármaco são alterados pela presença de outro fármaco, alimento, bebida e de alguns óleos essenciais.
Estas interações constituem causa comum de efeitos adversos, por isso todo Aromaterapeuta deve ter o conhecimento de que não é permitido usar óleos essenciais e determinados medicamentos ou bebidas alcoólicas no mesmo dia. A combinação destes pode aumentar ou diminuir o efeito do medicamento/bebida ou óleo essencial ou ainda ocorrer o aumento da toxidade do medicamento ou do óleo essencial utilizado. É claro que uma interação já conhecida não afetará na mesma intensidade todos os usuários da mesma forma.
As interações que ocorrem de medicamentos e bebidas com óleos essenciais são várias como: interações de efeito, interações farmacodinâmicas e farmacocinéticas.
Um exemplo de interação de efeito é o uso de óleo essencial de alecrim durante o dia por inalação e a noite ingerir uma pequena quantidade de bebida alcoólica é o suficiente para poder causar enrijecimento muscular, palpitação, angústia, aumento da pressão arterial, dificuldade para dormir, apneia entre outros.
Outro exemplo de interação de efeito é o uso de óleo essencial de lavanda por uso tópico durante o dia, e a noite ingerir uma pequena quantidade de álcool pode gerar sonolência exagerada, dificuldade de concentração, fraqueza e tontura.
Conheça alguns dos óleos essenciais que interagem com medicamentos:
Óleo essencial de Alecrim, Eucalipto e Hortelã Pimenta - interage com nicotina, medicamentos anti-hipertensivos, anticonvulsivantes, antidepressivos e outros que atuam no SNC;
Óleo essencial de Bergamota, Cipreste, Erva doce, Grapefruit, Laranja doce, Laranja amarga, Limão siciliano e Tangerina – interagem com nicotina;
Óleo essencial de Canela, Cravo e Gengibre  - interagem com anticoagulantes, antidiabéticos, anti-hipertensivos;
Óleo essencial de Erva Doce, Sálvia Esclaréia e Gerânio -  interagem com anticoncepcionais orais;
Óleo essencial de Erva doce, Canela, Cravo, Gengibre e Manjericão – interagem com paracetamol;
- Todos os óleos essenciais interagem com bebidas alcoólicas causando danos ao fígado. Por isso muito cuidado!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PÃO DE BATATA DOCE, SEM OVO, SEM LEITE, SEM GLÚTEN, SEM AÇÚCAR E SEM FERMENTO!

JALAPALHO Extrato de Alho com Aguardente Alemã (EXTRATO DE JALAPA)

Uma dica para quem quer um atendimento mais comprometido com saúde e menos comprometido com o lucro