Aguçando Corpo e Alma


  • Exercite o seu corpo!!! Isso ajuda a melhorar todo o sistema circulatório, melhora o fluxo sanguíneo no cérebro, oxigenando suas células, e facilita a eliminação das toxinas. Quem leva uma vida sedentária deve começar a pensar em participar de atividades mais tonificantes para o coração e os pulmões.
  • Exercite sua mente. Desafie sua mente com palavras cruzadas, quebra-cabeças ou qualquer atividade que envolva a resolução de problemas e raciocínio. Estimular a sua mente fortalece e mantém as conexões do cérebro em dia. Como diz o ditado, “o cérebro é como um músculo, se você não exercitar, ele atrofia.”
  • Durma o suficiente para restaurar o corpo e permitir que o cérebro metabolize as atividades do dia. E lembre-se: a quantidade de horas necessárias para tanto é totalmente individual.
  • Mantenha um diário, escrevendo coisas que você gostaria de lembrar. Se preferir, faça anotações avulsas e coloque-as estrategicamente num lugar onde certamente você vai ver, como na porta da geladeira ou no espelho do banheiro. Até que um bom hábito seja incorporado à sua rotina é preciso de uma ajuda extra!
  • Faça uma automassagem diariamente com um pouco de óleo de gergelim – quanto mais Vata for sua natureza, mas óleo poderá utilizar. A massagem corporal é uma forma de carinho, é extremamente terapêutico para equilibrar o dosha Vata de todas as pessoas, além de melhorar quadros de perda/redução de memória. Aproveite para massagear o couro cabeludo e as plantas dos pés também:  acalma o sistema nervoso e induz ao sono restaurador e profundo.


Yoga
  • As inversões são especialmente úteis para aumentar o fluxo sanguíneo para o cérebro, mas estão contra-indicadas para pacientes com desequilíbrio em Pitta. A prática regular e atenta pode ajudar a equilibrar os doshas e acalmar o sistema nervoso. Ásanas podem ajudar a tonificar o cérebro, manter a mente clara e fortalecer a comunicação entre corpo, mente e espírito.

Pranayama
  • O trabalho respiratório específico – pranayama – é uma excelente forma de revitalizar o prana e treinar a mente para estar presente e alerta. O pranayama limpa e fortalece o corpo físico, enquanto acalma e limpa a mente. Tente fazer a respiração com narinas alternadas (nadi shodhana) para equilibrar os hemisférios do cérebro e aumentar a clareza mental.
  • Observe que o fluxo da respiração deve ser natural, relaxada e nunca com esforço. Comece lentamente, adotando uma prática regular diária com ciclos de 5-10 repetições cada. Descanse após sua prática e perceba como você está sentindo. Quando se sentir confortável com essa rotina, você pode começar contando mentalmente até quatro em sua inspiração, dando uma pausa no espaço entre a inspiração e expiração e, em seguida, contar até quatro, na exalação, de modo que a duração da sua inspiração e expiração sejam iguais.


Meditação
  • A meditação é uma ferramenta poderosa para limpar a mente e a uma das mais eficiente para reduzir a ansiedade e os efeitos do estresse. Quando a mente está sobrecarregada, a memória pode faltar. Tire um tempo cada dia para sentar-se calmamente e observar sua respiração, permitindo que cada respiração seja plena e profunda. A meditação nos ensina que devemos simplesmente estar no momento presente. Estar no presente aumenta a qualidade da consciência e pode melhorar a função de tarpaka kapha, potencializando a memória e função cerebral. Não há uma forma mais correta de meditar, na verdade há muitos caminhos que podem auxiliar uma pessoa a se aprofundar para atingir estados superiores de consciência e cada pessoa deve descobrir o seu. Procure orientação de um profissional.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PÃO DE BATATA DOCE, SEM OVO, SEM LEITE, SEM GLÚTEN, SEM AÇÚCAR E SEM FERMENTO!

JALAPALHO Extrato de Alho com Aguardente Alemã (EXTRATO DE JALAPA)

Uma dica para quem quer um atendimento mais comprometido com saúde e menos comprometido com o lucro