” … Queria saber se os vegetais também tem câncer como os animais.”

Fábio, podemos dizer que as plantas tem câncer sim. Na verdade, chamamos de “galhas” os tumores que os vegetais desenvolvem. São estruturas que se originam na planta aumentando ou diminuindo o número de células no órgão ou tecido atacado. Os organismos que provocam o surgimento da galha podem ser vírus, bactérias, fungos, liquens, ácaros ou insetos. A doença não leva a planta à morte, mas pode prejudicá-la de diversas maneiras.
Um dos tipos mais comuns de galha é induzido pela bactéria ‘Agrobacterium tumefaciens‘, que vive no solo e normalmente ataca plantas comuns em nossa alimentação, como o tomate, o feijão e a batata. A bactéria entra em contato com a planta através de lesões entre a raiz e o caule induzindo induz as células a aumentarem a produção de hormônios que estimulem a proliferação celular (hiperplasia). É esse desequilíbrio hormonal que faz com que as células se multipliquem desordenadamente, dando origem a tumores em diferentes partes da planta.
As galhas causadas por insetos também são bem comuns em diversas plantas. Aposto que você já viu uma folha de uma planta qualquer com formações como verrugas, que são como câmaras larvais. Geralmente, os insetos galhadores atacam as plantas para postura dos ovos. As fêmeas colocam seus ovos na planta e esta indução provoca modificações estruturais com a formação de tecidos nutritivos para as larvas que surgirão após a eclosão dos ovos. É a atividade metabólica das células do vegetal que permite a nutrição do inseto parasita. Depois de se alimentar dos tecidos formados por indução, as larvas se tornam adultos e saem da câmara deixando apenas a galha que normalmente não regride. No geral, o inseto possui um a especificidade de hospedeiro, ou seja, uma determinada espécie de inseto só atacará uma determinada espécie de vegetal.
Olha aí a larva do inseto dentro da galha..
 – 10 DE MAIO DE 2013

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PÃO DE BATATA DOCE, SEM OVO, SEM LEITE, SEM GLÚTEN, SEM AÇÚCAR E SEM FERMENTO!

JALAPALHO Extrato de Alho com Aguardente Alemã (EXTRATO DE JALAPA)

Uma dica para quem quer um atendimento mais comprometido com saúde e menos comprometido com o lucro