Temperos e suas propriedades curativas

                   Conheça os benefícios de alguns temperos:


   O louro é conhecido por facilitar a digestão e dissolver os gases intestinais, também   é usado como repelente de praguinhas domésticas de forma natural; coloque uma folha de louro nos potes do arroz, farinha, feijão, etc., evitando a proliferação dos famosos : carunchos e traças, que contaminam os alimentos.

 O tomilho é rico em ferro e cálcio. É bom para os problemas respiratórios e do tórax, como  tosse e bronquite,  também é muito eficaz para ajudar a vesícula preguiçosa e problemas de digestão lenta.



   Sálvia esta erva, cujo nome significa saúde, pode ser utilizada para dar ânimo e energia . Também para limpeza dos dentes, remoção do tártaro e um hálito agradável. Num bom banho de imersão ou escalda-pés é tônico ! Um tantinho de sálvia  revigora  corpo e  mente.

 É  recomendada para quem tem diabetes. Prepare 100 gramas de folhas de sálvia em 1 litro de vinho branco seco. Beba frio, os  níveis de açúcar no sangue baixam. Além disso, é  boa para o sistema cardiovascular.



      O Orégano tem propriedades antioxidantes, é aconselhado no combate de inflamações e ajuda ainda no problema de aerofagia (excesso de ar no estômago), aquece o organismo, estimula a circulação periférica. É um bom chá para tosse sêca (sem catarro).

  O alecrim  alivia  dores musculares, estimula o funcionamento da vesícula, fortalece os ossos, alivia dores de cabeça, depressões, problemas digestivos e muito mais. Pode ser usado em banhos, chás e aromaterapia, além de temperar carnes e peixes. O óleo é conhecido por ajudar na bronquite, sinusite, no cansaço e como estimulante do sistema circulatório.


     O manjericão é uma planta rica em magnésio, ferro, cálcio, potássio e vitamina C. Devido à presença do magnésio, o manjericão melhora a saúde do sistema cardiovascular, pois estimula os músculos e vasos sanguíneos a relaxar, melhorando o fluxo sanguíneo e reduzindo      o risco de arritmias cardíacas.


Ele possui flavonoides, que protegem as estruturas celulares e os cromossomas contra a radiação e contra os efeitos dos radicais livres,  é anti-inflamatório, estimulante digestivo, calmante do sistema nervoso, e previne infecções intestinais."



Todos alegram nosso corpo e ânimo com suas propriedades e aromas deliciosos. Podem ser usados frescos, tendo os óleos essenciais mais sutis e volatizados ou sêcos, potencializando suas propriedades, pois os óleos ficam mais concentrados e estabilizados, alquimias e conhecimentos a serem lembrados e praticados com carinho especial e cuidado essencial!


 Bons, cheiros... bons sabores... cheio de saberes...




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PÃO DE BATATA DOCE, SEM OVO, SEM LEITE, SEM GLÚTEN, SEM AÇÚCAR E SEM FERMENTO!

JALAPALHO Extrato de Alho com Aguardente Alemã (EXTRATO DE JALAPA)

Uma dica para quem quer um atendimento mais comprometido com saúde e menos comprometido com o lucro