Yoga para crianças

Como o Yoga pode ajudar seu filho? 



“O que fazemos quando queremos um jardim florido? Apenas jogamos sementes ao solo, ou procuramos conhecer sobre o solo, sobre as necessidades daquelas flores e plantas, sobre o ambiente onde ela irá crescer e como podemos auxiliá-las durante seu desenvolvimento?

Do mesmo modo que devemos ser cuidadosos e sensíveis ao cuidar do nosso jardim, o professor de Yoga para crianças utiliza os conceitos e ferramentas do Yoga para auxiliar no desenvolvimento da criança, preparando o complexo conjunto "corpo-mente-sentidos" da criança para que as sementes da vida possam crescer e florescer na forma de valores e ensinamentos fundamentais necessários para o amadurecimento ao longo da vida escolar e familiar, contribuindo para a formação da pessoa.

Na infância seu filho tem um potencial que nunca voltará a ter ao longo de sua vida. A estimulação adequada e sistemática, especialmente durante os primeiros anos, ajuda a desenvolver várias capacidades. Por isso, é recomendado que a criança cresça cercada por estímulos sensoriais e psicomotores. Isto é o que é conhecido como "aprendizagem precoce."



Praticar Yoga desde criança ajuda a construir um comportamento saudável de se relacionar de forma respeitosa com si mesmo e seu ambiente, de conhecer e cuidar de seu corpo para expressar e exercitar a sua concentração, criatividade e memória.

 A prática incentiva hábitos posturais e movimentos saudáveis que ajudam a manter os músculos flexíveis, a desenvolver força e resistência e manter a amplitude de movimento nas articulações.

Outra contribuição importante do Yoga para crianças é o hábito de sempre respirar pelo nariz, desenvolver a capacidade pulmonar completa, e também como uma ferramenta que traz  quietude e serenidade. Estimular os sentidos em duas direções: para perceber e distinguir as sensações que vêm do ambiente e que vem do corpo.



As crianças aprendem a amar e respeitar, a relaxar em momentos de tensão ou estresse, a se concentrar quando uma tarefa requer mais atenção, a se relacionar harmoniosamente com seu semelhante e com o meio ambiente, a cuidar de seu corpo e saúde, e através deste aprendizado desenvolver seu potencial.


Como o yoga pode ajudar no desenvolvimento de seu filho
Calma e equilíbrio são, provavelmente, as primeiras palavras que vem a mente dos pais quando falamos em Yoga para Crianças. As crianças são sempre lembradas por sua imensa energia e excitação e apesar de admirarmos essa qualidade é importante que seu filho tenha a capacidade de permanecer focado e atento quando necessário. 
Para aqueles pais que procuram uma maneira de melhorar a concentração do seu filho o Yoga pode ser a resposta para você. Pesquisas comprovam que o Yoga para crianças ajuda a melhorar a sua flexibilidade, saúde, equilíbrio, entre muitas outras coisas.


Ao assistir uma aula de Yoga para Crianças, você irá perceber que esta não é igual ou sequer parecida as aulas para adultos, ou seja, totalmente silenciosa, com a professora falando para dar instruções. Quando trabalhamos com crianças é mais importante ser um facilitador do que um professor. Orientar para as posturas tendo em mente o que é confortável para ele ou ela. Além disso, incorporar palavras e sons aos movimentos para uma conexão mais profunda com as posturas, adicionando elementos lúdicos e interativos mantendo a criança envolvida e focada para que possam ter uma melhor compreensão do Yoga e como isso pode ser usado no seu dia a dia.

Assim trabalhamos não somente as posturas, mas também relaxamento, técnicas de respiração e meditação que irão ajudá-los a se tornar crianças mais centradas, calmas e acima de tudo seguras de si.



Este é o momento de desligarmos todos os videogames, computadores, telefones celulares e estimularmos nossos filhos a se conhecerem melhor, a dominar suas emoções, a conviverem com outras crianças de maneira harmoniosa e com isso construir juntos um futuro melhor para todos.



                                    Por: Cassia Parmeggiani

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PÃO DE BATATA DOCE, SEM OVO, SEM LEITE, SEM GLÚTEN, SEM AÇÚCAR E SEM FERMENTO!

JALAPALHO Extrato de Alho com Aguardente Alemã (EXTRATO DE JALAPA)

Uma dica para quem quer um atendimento mais comprometido com saúde e menos comprometido com o lucro