MENOPAUSA/ANDROPAUSA...A vida é feita de ciclos, e cada mudança...

Ilustração: Gustavo Peres
menopausa como inícil
A vida é feita de ciclos, e cada mudança deve ser motivo de grande comemoração! No momento em que os hormônios diminuem, permitimos que nossas vidas mergulhem na sombra e na renúncia em vez de brindarmos a mais um movimento que nos aproxima da espiritualidade.
Menopausa é fim e começo… É o fim da fertilidade física. Os folículos acabaram, não há mais ovos. A produção hormonal do ovário faliu. O sangue pára de descer, mas a energia começa a subir em direção ao infinito. É, portanto, o começo da fertilidade cósmica, da vida regida para além dos ciclos mensais, da lua e das marés.
As energias que antes eram direcionadas para atrair um companheiro e gerar crianças ficam disponíveis para a exploração interior, o serviço à humanidade, a união com o divino.
A palavra Yoga vem da raiz sânscrita Yuj, que quer dizer unir. O objetivo final e primordial dessa técnica milenar é integrar corpo, mente e espírito em um contínuo único até atingirmos nossa totalidade. Torna-se, portanto, uma prática indispensável na vida de todas as mulheres que querem manter seu equilíbrio a partir de uma certa idade. Manter o corpo saudável, músculos fortes, coluna vertebral flexível são alguns poucos benefícios que a prática do Yoga nos traz neste momento de insegurança e de mudanças em termos gerais. Asanas e pranayamas nos permitem o massageamento de glândulas e plexos que vão prolongar a liberação hormonal dentro de sua normalidade. Hipófise, tireóide, paratireóides, pineal, supra-renais são pressionadas, distendidas, estimuladas para um bom funcionamento. Como se estivéssemos lubrificando nossa engrenagem para mantê-la sempre em bom funcionamento…
Além de permitir a manutenção de um corpo jovem , saudável e flexível, o Yoga proporciona o contato com nossa voz interior mostrando nesse momento uma espécie de nascimento no campo do espírito, o que merece celebração. Um aquietamento profundo que nos leva em direção ao autoconhecimento, ao autodesenvolvimento, à busca de nosso dharma(propósito de vida). Este deverá ser, portanto, um motivo de grande celebração em nossas vidas.
Agora a mulher é muito mais que uma fêmea em seu esplendor. Tem a chance de se libertar das expectativas e exigências alheias, de experimentar sua autêntica identidade. Aprendeu a dizer não e pode, corajosamente, livrar-se de tudo que já saturou, que já não cabe mais.
Ainda assim, ela deve se desapegar da tradicional definição de sexualidade.
Acontece que viver só um aspecto da dualidade é viver pela metade. Mulher e homem têm hormônios masculinos e femininos atuando em seus organismos, assim como têm aspectos psicológicos dos dois sexos.
A verdadeira integração de corpo, mente e espírito nos proporciona sabedoria suficiente para entendermos que com o declínio dos hormônios femininos, a ação dos hormônios masculinos é potencializada no corpo da mulher. Boa oportunidade para ela conhecer e amar seu homem interno, para fortalecer a determinação, a ação. Quando a mulher vai ao encontro de sua essência mais profunda, naturalmente ela ativa seu animus, a energia vigorosa, fundamental para perseguir os grandes objetivos.
Para responder bem a esse momento, é fundamental trabalhar a nossa totalidade, e não apenas o organismo. É preciso compreender que quem está na direção do veículo-corpo é o motorista-espírito. Podemos criar força e saúde, assim como doença e fraqueza. A escolha é nossa.
Chegou a hora de encarar o momento como um desafio criativo, uma chave para transformar negatividade em positividade, escuridão em luz.
Sábio é aceitar naturalmente as mudanças, fluir com elas, cooperando criativamente com o processo e usando os instrumentos disponíveis para tanto.
Na minha opinião, o “tripé da salvação” é formado por ter palavrinhas mágicas: “Yoga, Meditação e Ayurveda”. Siga-as e você será feliz, mesmo com menos hormônios!

Comentários

  1. Acho esse texto maravilhoso. estou na pré menopausa e sempre que algo não vai bem relacionado a isso, leio esse texto e sinto a grandeza do momento, namastê

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PÃO DE BATATA DOCE, SEM OVO, SEM LEITE, SEM GLÚTEN, SEM AÇÚCAR E SEM FERMENTO!

JALAPALHO Extrato de Alho com Aguardente Alemã (EXTRATO DE JALAPA)

Uma dica para quem quer um atendimento mais comprometido com saúde e menos comprometido com o lucro