Alimentos prbióticos - bactérias do Bem!

  O  iogurte é só um exemplo de alimento lacto-fermentado que podem fornecer vários tipos de bactérias prestativas na dieta humana.
O nome “lacto-fermento” vem da produção de acido lácteo que resulta da fermentação, mas não precisa usar o leite para isto – Existem vários outros fermentos que são feitos só com vegetais –o chucrute (sauerkraut) e o picles, por exemplo, são feitos só de legumes, e são extremamente fáceis de preparar em casa.
Alimentos fermentados tem um papel importante nas dietas tradicionais do mundo. A maioria foram criados originalmente por praticidade –para preservar os colheitas de verão e outono e fornecer sustento durante os meses escuros de inverno. Porem, muitas sociedades em climas tropicais também desenvolveram o habito de fermentar alguns alimentos. sauerkraut
Hoje a ciência explica que uma dieta rica em alimentos fermentados tem muitas vantagens para a saúde.  O processo de fermentação facilita a colonização de probióticos (bactéria beneficial), que alteram o ambiente que habitam. Eles ajudam com a digestão e eliminação, a absorção  de vitaminas, regulam o metabolismo, e fortalecem o sistema imunológico — Uma colonia de bactéria saudável elimina patógenas no primeiro contato, resultando em menos resfriados, gripes e outros tipos de infecções.
O corpo humano — e o sistema digestivo em particular– hospeda bilhões deles. De facto, ele contem 10 vezes mais bactéria do que todas as células humanas no corpo inteiro, com mais de 400 especies de bactéria. Dizer que os humanos moram simbioticamente com eles seria uma narração incompleta — Somos mais bactéria do que humano!
Fatores que desabilitam as colonias de bactéria são uso de antibióticos, dietas excessivamente ricas em carboidratos, estresse, e exposição a toxinas na dieta e no ambiente (o cloro, por exemplo). Uma falta de flora saudável pode resultar na colonização de outros organismos oportunísticos, como fungos e bactérias prejudicais (candidaisis e dysbiosis bacterial). Também resulta numa função imunológica desabilitada, aumento suscetível  a infecção, digestão fraca, e alergias.
O Chucrute ou Picles Probióticos
1 pote de vidro de 1 litro
1.5 colheres de sopa de sal marinho
2 xícaras de água filtrada
Repolho, ou uma outra combinação de legumes cruas: beterraba, nabo, cenoura, xuxu, pepino, etc.
Temperos ou ervas (opcional): alho, pimenta, pimenta do reino, cementes de coentro, cominho, mostarda, erva doce, aneto
  • Dissolva o sal na água para criar uma salmoura. (Use água distilada ou filtrada e sal marinho, se possível. O cloro mata os organismos que você quer atrair.)
  • Coloque os legumes e temperos na pote, deixando um pouco de espaço por cima. Os temperos tem a tendencia a flutuar, então, seria melhor colocar eles primeiro para ficar no fundo.
  • Junte a salmoura. Dobre uma folha de repolho e pressione ela na salmoura para submergir os legumes na água O objetivo e criar um ambiente anaeróbico protegendo os legumes da exposição ao ar. Deixe alguns centímetros de espaço entre a água e a tampa.
  • Coloque um peco de PVC em baixo da tampa antes de fechar, para prevenir a corrosão do metal.
  • Deixe os legumes descansar por 3 dias.
  • Abra o pote cada 2-3 dias para liberar gases. Fermentação pode ocorrer em poucos dias, mas para aumentar o valor nutritivo, e melhor deixar os fermentos um minimo de 5 dias.
  • Experimente eles periodicamente–Um sabor bem azedo sinaliza a produção de acido lácteo, e a presença de bactéria viva.
fermented vegetables
Para quem não esta acostumado a comer muitos fermentos, comece com duas colheres de sopa cada refeição. Muito numa vez pode causar gases e cólica. Pode gradualmente aumentar a quantidade, o trato digestivo se-acostume aos novos organismos.
Os legumes fermentados são ótimos como condimento para sanduíches, arroz, alimentos grelhados, ou saladas.
fonte: a boa yoga - portugal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PÃO DE BATATA DOCE, SEM OVO, SEM LEITE, SEM GLÚTEN, SEM AÇÚCAR E SEM FERMENTO!

JALAPALHO Extrato de Alho com Aguardente Alemã (EXTRATO DE JALAPA)

Uma dica para quem quer um atendimento mais comprometido com saúde e menos comprometido com o lucro