Óleos essenciais no tratamento da obesidade

Óleos essenciais no tratamento da obesidade
A obesidade é definida como uma enfermidade multifatorial, caracterizada pelo acúmulo de gordura corporal, além de ser considerada um fator de risco para uma série de doenças e distúrbios.  Na hora de escolher o óleo essencial a ser utilizado para a redução da gordura, é necessário considerar todos os fatores que estão gerando esta enfermidade, como por exemplo o estilo de vida, a genética e possíveis disfunções hormonais como as da glândula tireóide.
Proponho inicialmente que cada pessoa se observe e se pergunte: o que o leva a engordar? Caso a resposta desta pergunta seja ansiedade, estresse, o mau hábito no consumo de alimentos e/ou sedentarismo, a aromaterapia pode lhe auxiliar.
Óleo essencial de Alecrim
Massagem: Estimula o metabolismo, estimula a secreção biliar ajudando na digestão de gorduras, regula a digestão, ajuda na assimilação do açúcar no diabetes, aumenta a irrigação periférica (auxiliando em caso de celulite), diurético, carminativo (reduz gases intestinais), combate arteriosclerose e o colesterol elevado.
Inalação: É um óleo com ação antidepressiva, promove determinação, auxiliando em casos de baixa estima e insegurança. Aumenta a autopercepção e criatividade. Excelente para casos de apatia. É um estimulante físico e mental ótimo para aqueles que não tem ânimo e disposição para caminhar e praticar exercícios.
Contra-indicação: Hipertensos, gestantes e lactantes.
Óleo essencial de Cedro
Massagem: Diurético.
Inalação: Proporciona relaxamento profundo, acalma a ansiedade e o estresse. Dissolve preocupações, medos, angustias e raiva. Ajuda a estabilizar a energia fora de equilíbrio. É o óleo da força e persistência, ideal para as pessoas que tem dificuldade em mudar seus hábitos alimentares e manter a dieta balanceada.
Óleo essencial de Cipreste
Massagem: Desintoxicante do organismo, diurético e descongestiona o fígado e o sistema linfático.
Inalação: Promove otimismo e calma. Ajuda a reduzir irritações e frustrações.
Óleo essencial de Grapefruit
Massagem: Revigorante, diurético, estimula o sistema linfático, estimula a secreção biliar ajudando na digestão de gorduras e reduz taxas de colesterol no sangue.
Inalação: Antidepressivo, clareia a mente resgata a vontade de viver, traz euforia, iniciativa e leveza. Muito utilizado em casos de ansiedade, apatia, dificuldade em auto-aceitação, transtorno de humor, exaustão nervosa, estresse, mágoas e tristezas.
Óleo essencial de Laranja Doce
Massagem: Reforça sistema imunológico, antiespasmódico, carminativo, digestivo, estimula secreção biliar ajudando na digestão de gorduras.
Inalação: Estimula o animo, controla ansiedade, depressão, estresse, tensão, palpitação. Age no 2 chakra trabalhando a criatividade, promove coragem e elimina preocupações. Tem ação de libertar, estimular e ensinar.
Óleo essencial de Lavanda
Inalação: Relaxante e antidepressivo. Usado em casos de impaciência, ansiedade e preocupação. Promove insight, remove indecisões, traz aceitação e confiança.
Óleo essencial de Limão
Massagem: Descongestiona rins e fígado, carminativo, depurativo, diurético, estimulante circulatório e imunoestimulante.
Óleo essencial de Manjericão
Inalação: Antidepressivo, reanimador, equilibrador emocional, clareia a mente estimula a auto-confiança e poder pessoal.
Massagem: Antiespasmódico, carminativo, digestivo, estimula o fluxo sanguíneo, diminui taxa de ácido úrico no sangue.
Lembre-se:
Efeitos emocionais acontecem apenas através da inalação devido a conexão direta do olfato com o sistema límbico.
Efeitos físicos através de uso tópico (massagens, compressas).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PÃO DE BATATA DOCE, SEM OVO, SEM LEITE, SEM GLÚTEN, SEM AÇÚCAR E SEM FERMENTO!

JALAPALHO Extrato de Alho com Aguardente Alemã (EXTRATO DE JALAPA)

Uma dica para quem quer um atendimento mais comprometido com saúde e menos comprometido com o lucro