Suchás chás turbinados, hidratantes e saborosos

Suco + Chá = Suchá

Os suchás são uma mistura de sucos de frutas e ervas frescas com a infusão de plantas medicinais.
A combinação de “chás” com sucos pode ser uma alternativa refrescante para encarar o verão, com o plus de ser saborosa e ter ação desintoxicante.
E, se você quer usufruir os benefícios dos chás mas não aprecia alguns sabores, uma boa alternativa poderá ser um Suchá bem aromático e  refrescante.
A toma diária dos Suchás irá mobilizar aquelas toxinas acumuladas no organismo, causadas pela má nutrição, desidratação, disbiose intestinal, estresse metabólico, etc.; vai saber. Ou pode ser mesmo uma forma de se hidratar bem divertida e saudável.
Lembrando que esse acúmulo de toxinas a longo prazo provocam alterações hormonais, ganho de peso, envelhecimento precoce e até aumento do risco de lesões em esportistas e atletas, afirma Priscila Di Ciero, especialista em nutrição esportiva funcional.
Confira as combinações interessantes sugeridas abaixo que irão ajudar no processo de limpeza e alívio do organismo, assim como hidratá-lo de forma nutritiva, colorida, aromática!
Como preparar CHÁS de Ervas
  • Ervas frescas: produzidas no quintal, em vasinhos ou compradas na feira.
  • Ervas secas: procure fornecedores idôneos e o mais frescas possível. Observe a validade nas embalagens. Não use aqueles chás de saquinhos que foram PULVERIZADOS, pois certamente estão oxidados.
Formas de preparar Chás de Ervas
Estes chás podem ser consumidos como chá morno, frio ou geladinho. Podem ser usadas 1 ou mistura de ervas. Podem ser usados no preparo dos Suchás ou também no preparo dos Sucos Desintoxicantes.
- SOLARIZADO: pode ser preparado somente com ervas frescas
Colocar a água filtrada numa garrafa ou jarra (recém higienizada) de vidro transparente e incolor que tenha tampa (bem higienizada). Acrescentar raminhos  inteiros (ou previamente macerados) da erva que desejar.
Levar a garrafa para local limpo, ventilado e bem ensolarado. Deixar tomando SOL (solarizando) por mínimo 1 hora. Pegar a porção que desejar servir e voltar com a garrafa para o SOL. Repita esta operação até acabar o chá do dia. No dia seguinte começar tudo da etapa zero: nova higienização, nova água, nova erva.
 
- INFUSÃO: podem ser usadas ervas frescas e/ou secas
Colocar a água filtrada numa panela (bem higienizada) de vidro refratário (ou de ágata). Acrescentar a água filtrada e ligar o fogo. Quando observar as primeiras formações de bolinhas de ar no fundo da panela, desligar o fogo. Acrescentar a erva escolhida (ver dosagens abaixo) e tampar por uns 10-15 minutos para permitir que a água amornada faça a extração dos ativos da planta. Tome o chá morno ou frio. Não precisa colocar na geladeira. No dia seguinte começar tudo da etapa zero: nova higienização, nova água, nova erva.
Dosagens indicadas: quantidades para cada erva ou mistura prévia das mesmas.
Ingredientes
Adulto (> 12 anos)
Crianças 1 a 12 anos i
Água filtrada
1 litro
1 litro
Cada Erva fresca
4 - 8 colheres sopa
2 - 4 colheres sopa
Cada Erva seca
2 - 4 colheres sopa
1 - 2 colheres sopa
(i) Para crianças até 1 ano use 1 colher chá/500 ml de água. As ervas indicadas para esta fase etária são: hortelã, camomila (flores secas), erva cidreira, capim limão ou melissa.
Sugestões de Receitas de Suchás...
Para seu preparo basta bater no liquidificador a infusão com os demais ingredientes e servir numa jarra bem bonita!
Suchá de Hibiscus com Capim Limão & Limão
  • 500 ml de infusão de Flor de Hibiscus (confira aqui locais de venda)
  • Suco fresco de 1 limão médio
  • 3 colheres (sopa) de capim limão fresco picado
  • Cubinhos de gelo a gosto
Suchá de Hibiscus com Erva-Doce & Maçã
  • 500 ml de infusão de Hibiscus com Erva-Doce
  • Suco de 2 maçãs passadas pela centrífuga ou descascadas e batidas junto com a infusão no liquidificador)
  • Cubinhos de gelo a gosto
Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida.
Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citadas a autora e a fonte: www.docelimao.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PÃO DE BATATA DOCE, SEM OVO, SEM LEITE, SEM GLÚTEN, SEM AÇÚCAR E SEM FERMENTO!

JALAPALHO Extrato de Alho com Aguardente Alemã (EXTRATO DE JALAPA)

Uma dica para quem quer um atendimento mais comprometido com saúde e menos comprometido com o lucro